Jeep Compass é o novo SUV mais vendido do Brasil
Utilitário esportivo ultrapassou o Honda HR-V em outubro e agora figura na 11ª posição do ranking de vendas de 2017
A Jeep tinha esperança que o Renegade fizesse isso, mas foi o maior e mais caro Compass que tirou a liderança em vendas entre os utilitários esportivos do HR-V no Brasil. Graças aos quase 500 exemplares a mais que SUV médio vendeu em relação ao Honda agora o Jeep acumula 39,5 mil emplacamentos em 2017 contra 39,4 mil do SUV compacto.
É um feito e tanto para um veículo que custa a partir de R$ 108 mil, praticamente o mesmo valor da versão Touring do HR-V, a mais cara do modelo japonês. E a chance de os emplacamentos terem sido “contaminados” por vendas corporativas ou frotistas é mínima nesse patamar de preços, ou seja, trata-se de um automóvel de evidente preferência do público.
O Compass já dava sinais de que poderia superar o HR-V desde o início do ano. Desde abril, o Jeep reveza a liderança mensal entre os SUV com o Honda, que experimenta uma fase de leve redução nas vendas – nessa mesma época em 2016, o HR-V acumulava 47,7 mil unidades vendidas, queda de 17,4% este ano. Se o HR-V enfrenta hoje uma concorrência mais numerosa o Compass “nada de braçada” entre os SUVs médios. O rival mais próximo é o Hyundai ix35, mas que teve até agora apenas 8,4 mil emplacamentos.
Jeep família
E qual pode ser a razão de tamanho sucesso? Certamente, várias. Apesar de ser um SUV médio, o Compass tem dimensões pouco maiores que a de alguns compactos. Isso tem a ver com a sua plataforma, a mesma do Renegade. O resultado é uma escala de produção muito maior que torna o Jeep mais barato de fabricar. De quebra, ele é feito no Brasil enquanto seus concorrentes diretos ou são importados ou acabam apenas montados (CKD) no país, como é o caso do ix35.
A explicação não é apenas técnica, o Compass também se beneficiou de incorporar o espírito Jeep como nenhum outro modelo recente. Mesmo o Renegade, um veículo de grande procura e cheio de “easter eggs” (referências à marca espalhadas pelo carro), não remete tanto aos clássicos SUVs da Jeep. De quebra, o Compass atrai um público mais amplo já que oferece mais espaço interno, ou seja, acomoda bem uma família, ao contrário do Renegade, além, é claro, de ser um carro muito bom de dirigir.
A liderança entre os SUVs pode até voltar a mudar de mão no futuro, mas o Compass será ainda por muito tempo um motivo de alegria para sua dona, a FCA.