Jeep Compass 4xe: ingleses avaliam SUV híbrido que estreia no Brasil em 2022

Nova versão entrega 240 cv e agrada pela boa dirigibilidade e desenvoltura longe do asfalto
Jeep Compass 4xe Limited

Jeep Compass 4xe Limited | Imagem: Divulgação

A Jeep já confirmou a chegada do Compass híbrido ao mercado brasileiro, mas a data de estreia ainda é uma incógnita. Antes previsto para 2021, o modelo teve seu lançamento postergado e deve chegar apenas em 2022.

Porém, o Compass 4xe já está à venda em mercados como a Inglaterra, onde os colegas da Autocar avaliaram o modelo. E a impressão geral foi positiva.

Gama inteligente

O SUV combina o conhecido 1.3 turbo de 178 cv (que aqui chega aos 185 cv com etanol) a um propulsor elétrico de 60 cv, que é responsável por tracionar as rodas traseiras. A potência combinada é de 240 cv, fazendo com que o Compass 4xe vá de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinja a velocidade máxima de 200 km/h.

A Jeep oferece a variante híbrida nas versões Trailhawk e S, justamente as mais sofisticadas da gama em um segmento aquecido no mercado britânico.  “Ele oferece um interior bem desenhado, o marcante estilo da Jeep e um preço justo”, escreveram os ingleses.

A linha Compass é formada por quatro versões, sendo que apenas duas são híbridas. A configuração de entrada Nighteagle e a Limited trazem uma opção mais “modesta” do motor 1.3 (que rende 129 cv) com tração dianteira e câmbio manual de seis marchas.

No andar de cima surgem as versões Trailhawk e S, ambas associadas à transmissão automática de seis velocidades. A diferença de preços entre as configurações pode chegar a 10 mil libras esterlinas (ou aproximadamente R$ 75 mil) no Reino Unido.

“Além de reduzir as emissões de poluentes em dois terços, a melhor notícia é a possibilidade de rodar até 48 quilômetros no modo elétrico. É possível também escolher entre vários modos de condução: puramente elétrico, híbrido e um último que preserva uma parte da carga (das baterias) para uso em zonas restritas a veículos movidos a eletricidade”, lembra a Autocar.

Respostas não são tão ágeis

A publicação diz que o Compass é um carro “agradável e valente, embora, em certos aspectos, sinta falta do refinamento presente em alguns concorrentes”.

Ainda sobre o desempenho, os jornalistas apontam que, “apesar do bom comportamento, existem algumas pequenas hesitações na entrega de potência e as trocas de marcha não são tão suaves como em outros modelos”. A publicação também declarou que “o motor tem respostas um pouco lentas e decepciona ao soar um pouco frágil em situações mais extremas”.

Estável e valente no off-road

Elogios foram feitos para a boa estabilidade do veículo, assim como a dirigibilidade. “A condução é agradável e a direção bem calibrada e com o peso adequado faz com que o carro seja fácil de manobrar”, escreveram. 

O Compass 4xe mostrou desenvoltura fora do asfalto, com “um resultado bastante decente em um percurso de dificuldade mediana, mostrando que possui uma tração bem calibrada e um projeto com ângulos de ataque e saída adequados para a tarefa”.

No geral, o híbrido da Jeep foi aprovado pela Autocar. Para a publicação, o Compass 4xe representa “um retorno bem-vindo para um modelo que tem presença marcante entre um grupo de rivais fortes, porém semelhantes, em um segmento disputado”.

A publicação classificou o SUV como uma opção “decente, embora não seja a melhor da categoria”. Mesmo assim, os ingleses ressaltam que o modelo “merece ser considerado” na hora da compra por conta de “seu comportamento descomplicado e pela excelente relação custo-benefício”.

Jeep Compass 4xe Limited
Jeep Compass 4xe Limited
Imagem: Divulgação