Jeep Compass 2018 estreia com motor flex mais econômico

SUV também passa a contar com novidades interessantes na gama de versões
Jeep Compass 2018

Jeep Compass 2018 | Imagem: Divulgação

A Jeep anunciou nesta semana a chegada da linha 2018 do Compass, modelo que surpreendeu até os mais otimistas tamanha foi a ótima aceitação do produto no mercado. Hoje o Compass é o segundo utilitário esportivo mais comercializado no Brasil, logo atrás do Honda HR-V como você pode conferir em nosso ranking de vendas.

Uma das novidades mais interessantes do Jeep Compass 2018 está na inclusão do start-stop, sistema que desliga o motor quando o carro encontra-se parado, para a motorização 2.0 flex. Além do recurso, o propulsor bicombustível recebeu aprimoramentos como o alternador e a bomba de combustível inteligentes, que trabalham apenas quando necessário. Segundo a Jeep, tudo isso deixou o Jeep Compass flex até 11% mais econômico. Atualmente o Compass 2.0 flex 2017 entrega médias de 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, ambas com gasolina, o que lhe rende apenas a classificação D no ranking geral do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Aplicando a melhora média divulgada pela Jeep, podemos estimar que o Compass flex 2018 passe a entregar parciais de 8,9 km/l em uso urbano e 11,6 km/l na estrada também com gasolina. Os números de potência e torque do 2.0 Tigershark flex seguem inalterados e o propulsor oferece até 166 cv com etanol. O câmbio, no caso, é o automático de 6 marchas e a tração ocorre somente nas rodas dianteiras.

Outra novidade revelante do Compass 2018 é a estreia da versão Limited Diesel, que traz sob o capô o motor 2.0 MultiJet II de 170 cv e 35,7 kgfm oferecido até a linha 2017 somente nas versões Longitude e Trailhawk. Como é padrão no Compass diesel, o conjunto mecânico é formado pela transmissão automática de 9 marchas e o sistema de tração 4x4. Tanto o Compass Limited Diesel como o Trailhawk conta com faróis com iluminação por xenon de série e monitoramento de pontos cegos. Recursos como a chave presencial com partida por botão são itens de série desde a versão intermediária Longitude.

Um avanço interessante do Compass 2018 é que todas as versões agora saem de fábrica com a central multimídia Uconnect com suporte para os softwares Android Auto e Apple CarPlay, que facilitam a integração do equipamento com smartphones. A versão de entrada Sport finalmente recebeu uma tela maior, agora com 7”. Até a linha 2017 a tela com apenas 5” presente no Compass Sport não caia bem a um modelo moderno como ele. Da versão Longitude em diante a tela segue com 8,4”. A Jeep ressalta apenas que os grafismos (fontes e ícones) foram modernizados.

Outra melhora importante para a versão de entrada Sport é que ela passa a contar com ar-condicionado digital de 2 zonas. Outro acerto importante foi que a versão Longitude flex ou diesel agora sai com o revestimento interno de couro de série. A marca oferece as tonalidades cinza Ski Gray, preto (padrão no Longitude e Trailhawk) ou caramelo no caso do Limited.

As versões Trailhawk e Limited ganham como opcional o acionamento elétrico para a tampa do porta-malas. A Limited, por sua vez, também pode receber a partir de agora as rodas de liga leve aro 19” calçadas em pneus 235/45. O Jeep Compass 2018 também oferecerá duas novas cores, a sólida Verde Recon e a metálica Marrom Horizon.

Tanto o Compass Limited e Trailhawk podem receber também o pacote opcional High Tech de R$ 9.000, que acrescenta recursos de tecnologia como controlador de velocidade adaptativo (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW), farol alto automático (AHB), aviso e prevenção de colisão frontal com frenagem automática (FCWP), partida remota do motor e assistente de estacionamento semiautônomo Park Assist, que atua em vagas paralelas e perpendiculares à via.

Os preços da gama Jeep Compass 2018 ficam assim distribuídos:

Sport Flex aut. 6 marchas – R$ 105.990

Longitude Flex aut. 6 marchas – R$ 114.490

Limited Flex aut. 6 marchas – R$ 131.990

Longitude Diesel aut. 9 marchas 4x4 – R$ 141.290

Limited Diesel aut. 9 marchas 4x4 – R$ 157.990

Trailhawk Diesel aut. 9 marchas 4X4 – R$ 158.990

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis