Jeep Commander ganha novo motor 2.2 turbodiesel; confira preço
Mudança ocorreu devido às novas regras de emissões e Fiat Toro também recebe a novidade
Tem novidade no Jeep Commander. Ele chega à linha 2025 com um novo motor 2.2 turbodiesel. Agora são 200 cv e 46 kgfm de torque, forma disponível a meros 1.500 rpm; Com a nova motorização, o SUV reduz o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h para apenas 9,7 segundos, uma melhora de 2 segundos, de acordo com dados da fabricante.
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O Jeep Commander Overland com o motor 2.2 Turbodiesel chega com preço sugerido que parte de R$ 309.990.
Mais tecnologia
No quesito tecnologia, o modelo mantém a condução semiautônoma de nível 2, incluindo alerta de colisão, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e detector de fadiga do motorista.
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O modelo também mantém a tração 4x4 com câmbio automático de 9 marchas, seletor de terrenos, controle de descida e suspensão ajustada.
Além disso, a terceira fileira de bancos continua garantindo espaço para sete ocupantes. E para os momentos em que espaço para carga é prioridade, basta rebater os bancos para conseguir até 1.760 litros no porta-malas.
Fiat Toro também entrou no jogo
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Imagem: Divulgação
Não foi só o Commander que ficou mais forte. A Fiat Toro também recebeu esse motor, substituindo o antigo 2.0 Multijet II.
O outro motor precisou se despedir por conta das exigências ambientais do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).
E a Stellantis, grupo que controla Jeep e Fiat, introduziu o novo motor que, não só entrega mais desempenho, como também traz tecnologias que melhoram a eficiência e reduzem emissões.
O fim dos SUVs a diesel? eletrificação e novas regras de emissões
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Imagem: Divulgação
A oferta de SUVs a diesel está encolhendo rapidamente, e não é por acaso. Com essas leis de emissões cada vez mais rígidas e o avanço da eletrificação, as montadoras estão trocando os motores a diesel por versões híbridas, elétricas ou flex.
Até mesmo entre os SUVs de luxo, os motores a diesel estão desaparecendo. O Land Rover Defender 130 ainda resiste com um sistema híbrido leve, e a Mercedes-Benz mantém o GLE nessa configuração.
Mas marcas como Porsche, BMW e Audi já deixaram esse segmento para trás. No lugar deles, os eletrificados estão dominando o mercado, principalmente os híbridos plug-in. Um bom exemplo é o BYD Song Plus, que foi o SUV médio mais vendido em 2024, segundo a Bright Consulting. Ou seja, a transição já está acontecendo, e logo será difícil encontrar um utilitário esportivo a diesel por aí.