Jeep avalia versão híbrida-leve para o novo Compass
Modelo foi flagrado em testes na Europa e será uma opção mais acessível em relação ao 4xe
Em busca de maior performance aliada a um consumo comedido e menor nível de emissões, a Jeep está cada vez mais focada na eletrificação de seu portfólio.
Além de trabalhar em uma alternativa diesel mais eficiente para o futuro Commander, a Jeep também vai investir em uma opção híbrida-leve para propulsores a gasolina ou flex.
Flagras realizados na Europa e publicados no perfil GABETZSpyUNIT revelaram uma unidade do Jeep Compass em testes com uma particularidade mecânica importante.
Sob o capô, o SUV estava validando um novo conjunto mecânico que poderá chegar ao Compass.
Trata-se da união do motor GSE com uma versão atualizada da transmissão 7DCT300 da Getrag. A caixa em questão opera um sistema de dupla embreagem com 7 marchas, porém seu grande destaque é um motor elétrico integrado.
Operando em uma arquitetura elétrica de 48V, o propulsor elétrico é capaz de entregar de 20 a 34 cv e, com isso, transforma o automóvel onde é aplicado em um híbrido-leve.
O motor elétrico é robusto o suficiente inclusive para manter de forma independente a aceleração do veículo até 130 km/h, permitindo que o motor a combustão opere em situações onde pode trabalhar da forma mais econômica e menos poluente possível.
Alternativa eletrificada mais barata
Com a novidade, a Jeep pode oferecer uma opção eletrificada bem mais acessível em relação à gama 4xe, que traz um conjunto mecânico híbrido plug-in bem mais robusto, que inclusive pode conferir autonomia 100% elétrica ao veículo.
A Jeep já conta em seu portfólio como Renegade 4xe e o Compass 4xe, ambos previstos para desembarcarem no Brasil.
Segundo rumores, a Stellantis trabalha em uma opção de alto desempenho dentro da família de motores GSE, que aqui no Brasil é representada pelo 1.3 turbo presente no Jeep Compass e na Fiat Toro.
Em breve, ele terá a companhia do 1.0 turbo, que deve estrear no Fiat Pulse ao longo do segundo semestre.
Essa opção de alto desempenho dentro da gama GSE pode contar com deslocamento de 1.5 litro e potência na casa de 300 cv.
Resta a dúvida se a opção híbrida-leve com base na transmissão da Getrag seria aplicada apenas no propulsor de maior porte ou também estaria prevista para os irmãos menores.
De qualquer forma, um Compass híbrido-leve seria capaz de entregar um compromisso muito interessante entre desempenho, economia e preço mais competitivo. Vamos acompanhar de perto!