Jeep anuncia modelo 100% elétrico para 2023; Ram 1500 elétrica fica para 2024
Stellantis também anuncia meta de liderar segmento de veículos comerciais no longo prazo
A Stellantis realizou nesta terça-feira (1º) a aguardada apresentação de seu plano estratégico para a próxima década. Chamada Dare Forward 2030, a iniciativa reúne todas as medidas administrativas que o conglomerado vai adotar nos próximos anos para se destacar no segmento empresarial onde atua.
Entre os pontos principais de seu plano, a Stellantis deseja se tornar “a campeã da indústria na mitigação das mudanças climáticas, tornando-se carbono neutra até 2038, com uma redução de 50% já em 2030”.
Para tanto o conglomerado nascido da fusão entre a PSA e a Fiat Chrysler detalha que sua meta é atingir “100% das vendas na Europa e 50% das vendas nos Estados Unidos de veículos elétricos a bateria (BEVs) até o fim desta década. Planejamos ter mais de 75 BEVs e atingir vendas globais anuais de cinco milhões de veículos BEVs até 2030”, salienta a empresa em seu comunicado.
Entre os 75 novos modelos completamente elétricos estarão o inédito SUV da Jeep com este tipo de propulsão, confirmado para estrear no início de 2023.
Além dele, a Ram, marca especializada em picapes do grupo, confirmou que a Ram 1500 BEV será lançada em 2024. O modelo finalmente vai posicionar a Ram no segmento onde hoje Ford e Chevrolet já atuam, respectivamente, com a F-150 Lightning e Silverado EV.
Outra meta ambiciosa anunciada pela Stellantis é a de liderar o mercado de veículos comerciais no mundo.
Para tanto, a companhia vai investir em um “portfólio de produtos e serviços mais eficiente, trazendo soluções excepcionais para nossos clientes profissionais”, promete a empresa.
Para o ano que vem a Stellantis confirmou a apresentação do Ram ProMaster 100% elétrico (BEV).
Ao todo, a Stellantis terá 26 novidades no segmento de veículos comerciais nos próximos anos, com ênfase nas “ofertas de opções elétricas em todos os segmentos”.
Do ponto de vista corporativo, a Stellantis pontua que vai gerenciar o período de transição para a eletrificação com o objetivo de entregar margens de lucro operacional ajustado de dois dígitos, bem como maximizar valor para o acionista. Para tanto, a empresa também anunciou a meta de uma distribuição de dividendos entre 25 a 30% até 2025 e recompra de mais de 5% das ações ordinárias em circulação.
A previsão da Stellantis é dobrar sua receita líquida até 2030, alcançando a casa de 300 bilhões de euros por ano.
Por fim, a Stellantis detalha ainda em seu plano estratégico que espera quadruplicar as receitas com vendas de carros novos nos segmentos premium e de luxo.
Atualmente, a companhia conta com uma comunidade de empregados abrangendo 170 nacionalidades em seis regiões do mundo. A expectativa da Stellantis é atingir 100% da meta anual de sinergias de fusão de caixa, portanto consolidando as operações de PSA e FCA, da ordem de 5 bilhões de euros até o fim de 2024.