Jaguar XE ganha novos motores para 2018
Sedã esportivo passa a contar com opções de 250 cv e 380 cv da nova família Ingenium
O Jaguar XE acaba de receber duas opções de motores e algumas mudanças importantes para sua linha 2018 no Brasil, com valores que partem de R$ 225.500 (R-Sport 2.0) e chegam a R$ 335.900 (XE S). Chamada de Ingenium, a nova família de motores sobrealimentados com turbocompressor oferece 250 cv na versão 2.0, a mais calma da linha. Segundo a Jaguar, ele é suficiente para levar o sedã a 100 km/h em 6,3 segundos e a uma velocidade máxima de 250 km/h. Já em sua versão mais nervosa, um 3.0 com 6 cilindros em V, o Jaguar tem 380 cv e completa a mesma prova em 5 segundos - a velocidade máxima é a mesma.
Além das novidades nos motores, a Jaguar também oferece nova suspensão Double Wishbone, na dianteira, com geometria semelhante ao do esportivo F-Type. Na traseira é usado um sistema chamado Integral Link. Junto com as novas suspensões, uma tecnologia de vetorização de torque ajuda a controlar as frenagens do XE e mantém o carro em seu melhor trajeto nas curvas.
O Jaguar XE também é equipado com sistema de controle de tração, já tradicional no segmento. Vale destacar que a estrutura do XE é feita de 75% em alumínio e oferece certa leveza ao sedã esportivo com o menor coeficiente aerodinâmica da marca (0,26).
Por fim, há um sistema de entretenimento digital, sensível ao toque e que oferece acesso aos diversos recursos multimídia do veículo. Na versão topo de linha (XE S) é possível equipá-lo com tela de 10,2". Bem aceito no Brasil, atualmente o Jaguar XE é o segundo modelo mais vendido da marca no país com 299 unidades comercializadas de janeiro a outubro deste ano, logo depois do crossover F-Pace, que foi a escolha de 627 consumidores no mesmo período.