Jaguar resgata o clássico E-Type agora como um carro elétrico
Divisão de clássicos da empresa produzirá uma tiragem limitada do modelo
Figurando como um dos carros mais belos de todos os tempos (ou O mais belo na opinião de muita gente...), o Jaguar E-Type vai ganhar vida novamente agora sintonizado com os novos tempos.
A Jaguar Classics anunciou que vai produzir algumas unidades com o mesmo conjunto mecânico do E-Type Zero, um conceito do modelo com propulsão completamente elétrica. O protótipo foi revelado em 2017, porém ganhou destaque neste ano ao ser um dos carros conduzidos pelo Príncipe Harry em seu casamento com Meghan Markle, um dos motivos que animou a fabricante a focar no projeto.
Para tanto, a Jaguar Classics vai utilizar algumas unidades restauradas do E-Type e aplicar o novo conjunto mecânico. Os detalhes técnicos e o preço serão revelados apenas na época das primeiras entregas, que estão previstas para 2020.
Pelo menos o conceito E-Type Zero contava com um conjunto de baterias de 40 kWh, que apresenta o mesmo tamanho e peso do motor de 6 cilindros utilizado pelo E-Type original. O câmbio é basicamente uma caixa redutora com uma marcha a frente e vários componentes são compartilhados com o Jaguar I-Pace.
Como a bateria pode ser instalada no mesmo lugar do motor, a Jaguar não alterou o conjunto de suspensão e freios do E-Type original, garantindo a mesma experiência de condução do clássico. De acordo com a equipe da Jaguar Classics, o E-Type elétrico “se comporta, anda e freia como um E-Type original com a distribuição de peso na dianteira inalterada”.
Uma peculiaridade que os felizardos proprietários de um Jaguar E-Type poderão usufruir é que a Jaguar Classics oferecerá a possibilidade de conversão para o conjunto propulsor elétrico a qualquer interessado em fazê-lo, sendo que é possível a qualquer momento retornar ao conjunto mecânico a combustão quando o dono do carro desejar.