Jaguar e Land Rover perdem vendas por falta de qualidade
Problemas de fábrica estariam "roubando" 100 mil vendas anuais quando somadas as duas marcas, segundo executivo
Thierry Bolloré assumiu o comando da Jaguar e da Land Rover em setembro do ano passado, vindo da Renault, e não terá uma tarefa fácil pela frente. Somadas, as marcas venderam 425.974 veículos globalmente no ano passado, número que é 23,6% inferior ao registrado no período anterior.
Já em fevereiro, o novo executivo anunciou um novo plano estratégico para as empresas, onde a Jaguar passaria a ser uma marca de veículos 100% eletrificados a partir de 2025. No total, as marcas deverão se tornar “carbono neutro” em 2039. Assim, a Jaguar passaria a ser uma montadora de veículos elétricos de luxo. Para isso, Bolloré já cortou projetos que não se encaixam nessa nova filosofia.
No entanto, o novo executivo da Jaguar Land Rover deverá atacar outros problemas crônicos de ambas as marcas, principalmente em termos de confiabilidade. Em reunião com acionistas no final do mês passado, Bolloré admitiu que as vendas da empresa estão caindo não apenas devido ao coronavírus e outras dificuldades objetivas, mas também devido ao fato de que os clientes simplesmente não estão satisfeitos com a qualidade dos carros Jaguar ou Land Rover, de acordo com informações da Automotive News.
Segundo o novo executivo, as duas marcas somadas perdem anualmente o equivalente a 100 mil vendas por conta de reparos de defeitos em garantia. Nos três primeiros trimestres do ano passado, Jaguar e Land Rover desembolsaram nada menos que 489 milhões de libras esterlinas (R$ 3,8 bilhões) para custear as manutenções em garantia.
O número, porém, já é menor do que o registrado em 2019: 812 milhões de libras (R$ 6,3 bilhões). Bollore e os executivos de Jaguar e Land Rover estariam agora tentando convencer os investidores de que um “trabalho colossal” está em andamento para melhorar a qualidade e a redução nas perdas com reparos em garantia confirmaria isso.