JAC nega rumores de fábrica de elétricos em Goiás

Informações de jornal local afirmavam que a importadora negociava com uma prefeitura a instalação de uma linha de montagem
JAC iEV 20 2020

JAC iEV 20 2020 | Imagem: Divulgação

Ontem (2/3), o jornal O Popular circulou informações de que a prefeitura de Aparecida de Goiânia (GO) estaria negociando com a JAC Motors a instalação de uma nova fábrica de veículos elétricos na região. A contrapartida seria um projeto de simplificação dos atuais modelos movidos por baterias da marca, de forma a torná-los mais acessíveis.

Hoje, o modelo elétrico mais barato da JAC é o iEV20, subcompacto que custa R$ 149.900. Ele oferece uma bateria de 41 kWh de capacidade para alimentar um motor de 68 cv de potência e 21,9 kgfm de torque. Com 1.145 kg de peso em ordem de marcha, sua autonomia declarada pelo ciclo NEDC é de 301 km.

A iniciativa teria vindo de uma cooperativa de transporte por aplicativos de Goiás, a Coopgo, e do gerente geral da JAC em Brasília, Roberto Sandes, que teria afirmado que “vamos marcar uma reunião entre a prefeitura (de Aparecida de Goiânia) e o presidente da JAC Motors, Sergio Habib, para discutir as trativas”. A cooperativa apontava que, ao retirar itens como rodas de liga leve e bancos de couro, o preço dos modelos elétricos da montadora poderia cair em até R$ 70 mil.

JAC iEV 20 2020
JAC iEV 20 2020
Imagem: Divulgação

JAC Motors nega a intenção de ter uma fábrica no Brasil

Procurada pelo AUTOO, a JAC refutou que estaria negociando a instalação de uma linha de montagem em Goiás. Um porta-voz da marca afirmou que, “na atual conjuntura da JAC no Brasil, comercializando um baixo volume de modelos elétricos, não é viável do ponto de vista econômico investir em uma fábrica local”.

A JAC, porém, confirmou a ida do representante da marca em Brasília para iniciar conversações em Aparecida de Goiânia com a cooperativa de transportes por aplicativos. No entanto, o objetivo do encontro seria uma negociação especial de vendas de veículos elétricos para os motoristas da região com intermédio da Coopgo.

JAC iEV 20 2020
JAC iEV 20
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva