JAC Motors: oficinas credenciadas não fazem manutenção e reparos em carros elétricos

Locais podem receber veículos, mas proprietários têm que esperar a vinda de um técnico da Jac Motors de São Paulo

A JAC Motors fechou a maior parte de suas concessionárias no Brasil (restaram unidades em apenas cinco cidades). Para atender aos clientes no pós-venda em todo o Brasil, a importadora anunciou que nomearia pouco mais de uma centena de oficinas credenciadas, que poderiam fazer todos os serviços de manutenção necessários nos veículos da marca. Mas a realidade não se mostra bem assim.

VEJA TAMBÉM:

Essas oficinas credenciadas não fazem serviços de manutenção e reparos em carros elétricos – justamente o foco de atuação da JAC Motors no mercado brasileiro nos últimos anos. A informação consta no próprio site da JAC Motors, na área do mapa da rede de atendimento. Mesmo que em letras pequenas, um banner na área superior da página indica os horários de funcionamento das oficinas e aponta claramente: “Para manutenção e reparos de veículos 100% elétricos, apenas em concessionária”.

O MODO DE OPERAÇÃO NAS OFICINAS CREDENCIADAS

JAC Motors
JAC Motors mostra que os reparos dos modelos 100% elétricos são feitos apenas nas concessionárias 
Imagem: Divulgação

O banner lista os serviços atendidos pela rede da JAC Motors: nas concessionárias, “Revisão Periódicas” (sic), “Diagnóstica” (sic) e “Manutenção e Reparos”. Nas oficinas credenciadas, estão disponíveis apenas os serviços de “Revisão Periódicas” (sic) e “Diagnóstica” (sic). Ocorre que a JAC Motors atualmente só tem concessionárias em São Paulo, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Desde 2022 a marca só vendia carros elétricos no Brasil, situação que mudou apenas no mês passado, com a chegada da picape a diesel Hunter.

Nos últimos três anos a marca já vendeu cerca de 3 mil automóveis e comerciais leves elétricos no Brasil, de acordo com dados do Renavam, sendo a maioria do modelo E-JS1, com cerca de duas mil unidades comercializadas. Em tese boa parte deles ainda está na garantia, que é de 5 anos ou 100 mil quilômetros. E quem não está em uma das cinco cidades que ainda têm concessionárias, não será atendido no caso de algum problemacom seu JAC elétrico? Até será, mas, conforme alertaram representantes de algumas oficinas credenciadas a esta coluna, o processo será bastante lento.

Elas explicaram como funciona o modo de operação quando o assunto é carro elétrico nas oficinas credenciadas. Se um cliente chega com um veículo se queixando, por exemplo, de algum problema na bateria de alta tensão, os técnicos da oficina não mexem no carro. Em vez disso, a oficina aciona a JAC Motors em São Paulo, que então envia um técnico para avaliar o problema – só nesse processo se vão pelo menos cerca de dois dias, dependendo da distância.

JAC E-JS1
JAC E-JS1 é um dos modelos elétrico que a marca chinesa vende no mercado brasileiro
Imagem: Divulgação

Após a análise do técnico da JAC Motors de São Paulo, dependendo do caso, ou ele retorna em outra data levando um equipamento que pode resolver o problema ou o carro é levado de guincho até a oficina da JAC Motors em São Paulo, onde será efetivamente feito o reparo. Depois, o carro será mandado de volta. Ou seja: será, fatalmente, um processo demorado.

Esse modo de operação foi confirmado ao Use Elétrico por representantes de oficinas credenciadas dos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Um deles, instalado no interior de São Paulo, afirmou que indica aos clientes que levem o carro diretamente para a oficina matriz da JAC Motors em São Paulo, apesar da distância, por ser “mais fácil e rápido”, já que na eventual necessidade de um reparo mais trabalhoso o veículo passará necessariamente pela unidade da importadora.

Esta coluna procurou a JAC Motors para falar a respeito do tema, mas não obteve resposta após 48 horas de sua solicitação. O espaço segue aberto.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise

Veja outras colunas

JAC Motors: oficinas credenciadas não fazem manutenção e reparos em carros elétricos

21/10/2024 12h57

Locais podem receber veículos, mas proprietários têm que esperar a vinda de um técnico da Jac Motors de São Paulo

Jac Motors agora só tem concessionária em cinco cidades no Brasil

16/09/2024 14h02

Dívida do importador, o Grupo SHC, não para de subir, aponta relatório independente

E cadê a Exeed?

16/08/2024 13h46

História da marca do grupo Chery que nunca apareceu pode se repetir