JAC Motors mostra van de luxo no Brasil

T8 é aposta da marca chinesa para a época de eventos esportivos no Brasil; modelo chega em outubro por cerca de R$ 90 mil

Van JAC T8, conhecida na China como Refine | Imagem: Divulgação

De olho na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas em 2016, a JAC traz para o Brasil o T8, uma van de seis ou sete lugares para o transporte de executivos. O furgão ainda está em fase de testes no País, por isso a montadora convidou a imprensa para uma clínica, na qual pudemos dar nossas impressões de seu novo veículo, que desembarca no País em outubro e será vendido por cerca de R$ 90.000.

O T8 é equipado com um motor 2.0, o mesmo da minivan J6, porém com um turbocompressor, o que o fez a potência saltar de 128 cv para 178 cv.  A transmissão é manual, de 6 velocidades, sendo a sexta um overdrive. Não há planos de inserir uma versão com câmbio automático, pois, segundo Sérgio Habib, presidente da JAC Motors no Brasil, “não é o executivo que vai dirigir este carro, é o motorista, atente-se ao conforto dos passageiros”, afirmou. 

A empresa trouxe da China (lá a van é conhecida como Refine) sete veículos, que ainda estão em fase de avaliação. Rodrigo Vilas Boas, gerente de engenharia da marca, contou que as adaptações para o Brasil estão 90% concluídas.  Além de acertar a suspensão para as ruas brasileiras, as rodas e a grade dianteira devem mudar.  Até o painel, que se assemelha muito ao do Toyota Etios por ter o cluster localizado no centro da peça, poder vir modificado para atender ao gosto dos brasileiros.

Vilas Boas esclareceu que a maior dificuldade foi a adequação do motor turbo ao combustível brasileiro. Quando questionado sobre uma opção a diesel, ele descarta: “não é viável, o carro ficaria muito caro”.  A empresa divulgou que o consumo na estrada é de aproximadamente 11 quilômetros por litro. Já na cidade, o consumo cai para 7 km/l.

O interior é luxuoso e bem espaçoso. O acabamento tem bancos de couro em tons claros com apliques em plástico imitando madeira. Os chineses adoram, mas os brasileiros nem tanto, por isso, os modelos que virão para o Brasil terão o interior escurecido e detalhes em aço escovado. Há tela sensível ao toque, ajuste eletrônico dos bancos, volante com regulagem de altura, câmera de ré, GPS integrado, ar condicionado digital com comandos na dianteira e na área de passageiros e até teto solar. Os dois bancos da fileira do meio giram até 360º, transformando o habitáculo em um espaço para reuniões, por exemplo. Os bancos traseiros são rebatíveis, o que aumenta a capacidade do porta-malas.

Dentre os itens de segurança, há airbag duplos e freios a disco nas quatro rodas com ABS.

Segundo Sérgio Habib, a JAC espera vender 1.500 unidades do T8 por ano, já que pela cota do Inovar-Auto eles podem trazer 400 unidades por mês divididas entre os modelos J5, J6 e T8.  Ou seja, as vendas da T8 podem estar na faixa de 50 a 100 unidades mensais. E que venham os eventos esportivos.

Veja também: Metido a esportivo JAC J3 Flex agrada