JAC aposta em caminhão elétrico para ganhar mercado
iET 1200 terá bateria de 97 kWh e autonomia de 200 quilômetros na cidade
O primeiro caminhão movido 100% a eletricidade vai ser comercializado pela JAC Motors no Brasil e seu nome é iET 1200. A novidade, adianta a marca, chega ao mercado em agosto. O iET 1200 virá da China e ele será o vanguardista neste segmento de transporte de carga com propulsão elétrica, enquadrando-se no porte dos caminhões semileves e leves, que registraram cerca de 15 mil unidades vendidas em 2018. Esse tipo de veículo é mais voltado para o transporte de cargas em perímetro urbano, pois possuem tamanho mais compacto e são aceitos pela legislação dos municípios, podendo rodar no centro das cidades em qualquer horário.
A sigla do novo caminhão, explica a JAC, significa Intelligent Energy Truck e 1200 se refere ao torque máximo expresso em Nm, portanto um excelente valor de 120 kgfm. A potência é de 177 cv e sua bateria tem capacidade de 97 kWh, dando autonomia de até 200 quilômetros. “E é preciso ponderar as duas grandes vantagens do caminhão 100% elétrico: a emissão zero de poluentes e o baixíssimo custo operacional. Enquanto o caminhão movido a diesel exige um custo de R$ 150 pra rodar 200 km na cidade, o JAC iET 1200 vai gastar R$ 30”, explica Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil.
O valor sugerido para o modelo é de R$ 259.900 e as primeiras unidades serão ainda este ano. Segundo a JAC, a pré-venda já começou e o caminhão elétrico pode ser reservado em todas as concessionárias da rede.
Para ser 100% recarregado, o iET 1200 vai precisar de uma tomada de 220V e o processo levará 17 horas no modo de recarga lenta. Se a tensão for trifásica com 380V, o iET terá carga completa em duas horas.
"Essa economia direta de R$ 120 reais por dia (cerca de R$ 2,5 mil/mês) irá tornar o JAC iET 1200 extremamente atrativo para pequenos clientes ou grandes frotistas, à medida que, além do combustível, ainda há uma substancial economia no custo de manutenção", finaliza Sergio Habib.