Já imaginou como serão os carros da fusão da Fiat, Peugeot e cia? Esse designer sim
Como poderão ser os modelos do grupo Stellantis, que reunirá sob o mesmo chapéu marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Opel, entre outras?
Como vocês, leitores do AUTOO, sabem, vem aí um novo gigante na indústria automobilística, o grupo Stellantis, que reunirá a FCA e a PSA, duas das maiores montadoras do mundo. Estão sob esse chapéu marcas como Jeep, Fiat, Chrysler, Dodge, RAM, Peugeot, Citroën e Opel, entre outras, na maior reunião de estilos diferentes já vista no mercado.
A união, que depende ainda da aprovação de órgãos de governo, é esperada para o primeiro trimestre de 2021, quando então começará uma longa e complexa fase em que tantas línguas diferentes terão de alinhar seus pensamentos e projetos. Ou seja, os resultados da fusão devem demorar um pouco para aparecer para o consumidor, embora algumas ações, sobretudo no que envolve redução de custos, certamente começarão logo.
Chegará então a hora de pensar em plataformas integradas, que possam dar origem a modelos semelhantes em aspectos não visíveis, mas com estilo e personalidade próprios. Nada muito diferente do que a FCA fez com modelos da Jeep e Fiat, e a PSA está colocando em prática com a Opel, que hoje basicamente tem um portfólio derivado da Peugeot.
Mas, afinal, que modelos brotarão dessa inusitada união? Com certeza, veículos elétricos. A pressão que os governos de países europeus estão fazendo junto às montadoras para que reduzam a emissão de poluentes praticamente obriga à adesão ao carro 100% elétrico. Daí que o designer Dejan Hristov se antecipou às equipes de projeto das duas empresas e propôs um compacto elétrico para ser vendido com o visual de cinco dessas marcas.
O designer da Macedônia imaginou um hatch com linhas curvas que mantém alguns elementos comuns, mas consegue se diferenciar ao incorporar elementos de design próprios da Citroën, Peugeot, Opel, Fiat e DS, a marca de luxo francesa.
O resultado, como é possível conferir na galeria de imagens, é bastante promissor. Embora seja apenas um ensaio de estilo, Hristov parece ter sido coerente em manter pontos em comum entre eles, seguindo o conceito moderno de arquitetura, que prevê um grande compartilhamento de componentes. Com isso, é possível reduzir custos de produção e otimizar toda a cadeira de fornecedores, entre outras vantagens.
Importante deixar claro que as imagens são apenas ilustrativas, não tendo qualquer relação com o trabalho dessas marcas. Aqui na redação, gostamos muito do Fiat EV, com sua inspiração no 500. E vocês?