Primo 7 lugares do Duster estreia em 2022 na Europa
SUV usa como base a mesma arquitetura que será nacionalizada pela Renault-Nissan
A Dacia segue firme em sua renovação de gama na Europa, preparando novidades interessantes para os próximos anos.
Segundo relatam veículos da imprensa especializada francesa, a bola da vez será o inédito SUV que a marca prepara com o objetivo de substituir a station wagon Logan MCV e a minivan Lodgy, dois modelos que viram suas vendas caírem nos últimos anos com a migração do público para utilitários esportivos.
Esse novo modelo é tratado internamente pela Dacia como o projeto RJI e deverá contemplar opções de 5 e 7 lugares. Para oferecer mais conforto aos passageiros ou uma ampla área de cargas, o SUV deverá contar com comprimento na casa de 4,50 m. Ponto importante é que ele terá identidade própria dentro do portfólio da Dacia. Rumores que circulavam há um bom tempo diziam que a Dacia poderia desenvolver um Duster 7 lugares, porém agora a estratégia da fabricante tornou-se perfeitamente clara.
Segundo apurações da imprensa francesa, o projeto RJI será baseado em uma variante da plataforma CMF-B com entre-eixos e balanço traseiro alongados. A arquitetura em questão também deverá ser adotada pela futura terceira geração do Duster, além de dar vida ao projeto do futuro SUV médio da Dacia baseado no conceito Bigster.
Para manter o preço competitivo, característica primordial dos carros da Dacia, o futuro SUV não vai adotar soluções que encareçam o projeto. A terceira fileira de assentos, por exemplo, quando recolhida não deverá ficar embutida no assoalho do porta-malas, mas sim dobrada lateralmente no compartimento, como ocorre em modelos como o Toyota SW4, Fiat Doblò, entre outros.
Como é possível notar nos flagras dos primeiros protótipos em teste em ambientes públicos, a dianteira do modelo deverá remeter à nova geração do Stepway, sendo que a carroceria manterá um formato apostando em linhas retas. Com base nos flagras, o designer Kleber Silva preparou a projeção que abre a matéria.
Apesar de não contar com uma opção diesel para o mercado Europeu, a aposta é que o futuro SUV conte com as opções de motor 1.0 turbo, 1.3 turbo com algum mecanismo de hibridização leve, além da grande estrela no leque de opções mecânicas: uma variante híbrida baseada no sistema E-Tech visto nos carros da Renault. Ela deverá utilizar com base um motor 1.6 a gasolina associado a outro propulsor elétrico para entregar cerca de 140 cv de potência combinada.
Por fim, é esperado um bom nível de equipamentos para o futuro SUV 7 lugares da Dacia, que poderá receber até mesmo recursos como alerta de colisão com frenagem autônoma, entre outros.
Como a plataforma CMF-B será a única que a Aliança Renault-Nissan vai produzir no Brasil nos próximos anos e a gama Dacia basicamente sustenta a marca Renault por aqui, é sempre bom ficarmos de olho em tudo o que a fabricante romena está preparando.
E vocês, gostariam de um modelo 7 lugares mais acessível no mercado? Acham que existe demanda para um veículo com essa configuração no país?