IPI até 25% menor: os reflexos para o público PcD e as vendas no varejo
Decreto 10.979 entrou em vigor na última sexta-feira (25)
Como uma das medidas para combater “perda de competitividade e participação no valor adicionado, no emprego e na pauta exportadora do país” do setor industrial brasileiro, nas palavras do Ministério da Economia, o Governo Federal anunciou na última sexta-feira (25) o Decreto 10.979, por meio do qual reduziu em até 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para grande parte dos itens manufaturados no Brasil, incluindo veículos.
Segundo a Secretaria Especial da Receita Federal, a estimativa do impacto da medida é de R$ 19,6 bilhões em 2022, destaca nota do Ministério da Economia.
“A diminuição proporcional das alíquotas do IPI possibilita o aumento da produtividade, menor assimetria tributária intersetorial e mais eficiência na utilização dos recursos produtivos. Essa redução tributária ocorre após a elevação da arrecadação dos tributos federais observada ao longo do ano passado, e não afetará a solvência da dívida pública e o compromisso do governo federal com a consolidação fiscal”, salienta o Governo Federal.
Mas quais serão os reais impactos para os consumidores na hora de adquirir um automóvel a partir de agora? Como ficará a escolha para o público PcD? Confira mais detalhes em nosso vídeo-análise abaixo: