Ioniq: Hyundai terá marca própria para modelos elétricos
Nascido como modelo com opções de propulsão híbridas, Hyundai Ioniq inspira nova linha de produtos 100% eletrificados
Em 2016, a Hyundai apresentou o Ioniq, um carro de porte similar a um Toyota Prius que, assim como o rival japonês, tinha como missão ser o modelo eletrificado da marca sul-coreana. Além de opções de conjuntos híbridos, o veículo também pode ser equipado com propulsão puramente elétrica. Com seu sucesso, a Hyundai dará ao nome do carro status de marca.
A empresa anunciou que Ioniq será sua nova marca voltada ao desenvolvimento e comercialização de veículos 100% elétricos. Nos próximos anos, a recém-nascida divisão eletrificada da Hyundai pretende apresentar três novos carros e diz que a Ioniq juntará os atributos atuais dos elétricos da sul-coreana com “futuras inovações que combinarão design, tecnologias e serviços para integrar de forma imperceptível as experiências dentro ou fora do carro”.
Dentro da estratégia de nomenclatura de seus modelos, a Ioniq definiu que os números ímpares serão utilizados por utilitários esportivos ou crossovers, enquantos os pares serão reservados aos sedãs e modelos mais convencionais. Os três modelos já programados, chamados de 5, 6 e 7, serão crossover, sedã e SUV, respectivamente.
Segundo a nova divisão da Hyundai, o primeiro carro a ser oferecido no mercado será o Ioniq 5, um crossover médio de propulsão elétrica que será apresentado ao público no início de 2021. Ele será baseado no protótipo Hyundai 45 EV, que já foi apresentado como carro-conceito no Salão do Automóvel de Frankfurt (ALE) no ano passado.
No ano seguinte, será a vez da estreia do Ioniq 6, um sedã baixo com linhas fluídas e esportivas, lembrando em certos aspectos o Porsche Taycan. Por sua vez, a novidade será baseada no carro-conceito Prophecy, revelado em março. Por último, no ínicio de 2024 será revelado o Ioniq 7, o primeiro SUV elétrico da empresa.
A Hyundai não deu muitos detalhes técnicos sobre os novos carros da Ioniq, mas informou que todos serão produzidos a partir da plataforma E-GMP da sul-coreana. A arquitetura já é global e modular. Na variante “E”, agrega as tecnologias que possibilitam o uso de propulsão elétrica, como o carregamento ultra-rápido.