Inverno pede cuidados com sistema de partida a frio em motores diesel; saiba mais

Fornecedora do sistema salienta que o recurso deve ser examinado ao menos uma vez ao ano
Detalhe do motor 2.8 diesel presente nas gamas S10 e Trailblazer produzidos no Brasil

Detalhe do motor 2.8 diesel presente nas gamas S10 e Trailblazer produzidos no Brasil | Imagem: Divulgação

Geralmente associados a picapes ou veículos utilitários de maior porte, os motores a diesel são famosos pela robustez e a confiabilidade.  

Porém, um item que pode passar despercebido por alguns donos de veículos com este tipo de propulsão é o sistema de partida a frio, algo que merece atenção em especial durante o inverno. 

Segundo a NGK, empresa que produz e comercializa o sistema para diversas fabricantes, a recomendação é que a partida a frio em motores diesel deve ser inspecionada ao menos uma vez ao ano. 

O sistema em questão é formado por velas aquecedoras, que fornecem calor adicional para facilitar a queima do combustível e a partida do motor.

Os propulsores a diesel trabalham por compressão do ar na câmara de combustão, o que gera aquecimento do gás a ponto de queimar o combustível injetado. No entanto, parte desse calor se perde em componentes frios e o aquecimento dentro da câmara pode não ser suficiente para realizar a queima do diesel, por essa razão existe o sistema de partida a frio. 

Dificuldade no momento da partida e a ocorrência de fumaça branca saindo do escapamento podem indicar falha no sistema, esclarece Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da NGK. 

Nos motores modernos, que possuem gerenciamento eletrônico, um sensor de temperatura é responsável por sinalizar para a central eletrônica a necessidade de acionamento do sistema, que é feito de forma automática. Já nos motores mais antigos, uma luz em forma de mola, que indica o acionamento do sistema, aparece no painel de controle. Assim que essa luz é apagada, o motorista pode dar a partida”, detalha o profissional. 

O sistema de partida a frio é composto por velas aquecedoras que fornecem calor adicional com a finalidade de facilitar a partida. Sempre que for preciso trocar as velas aquecedoras, a recomendação é que seja feita a substituição do conjunto completo para evitar falhas recorrentes no sistema”, salienta o especialista em assistência técnica. 

A importância da manutenção correta reside também no fato de que a fumaça branca expelida é resultado do diesel não queimado pelo motor, o que aumenta o consumo de combustível e prejudica o meio ambiente. 

Alguns sistemas também dispõem da função pós-aquecimento, que consiste em manter as velas aquecedoras acionadas após a partida do motor para evitar tanto a formação de fumaça branca quanto a ocorrência de falhas de funcionamento, detalha a NGK. 

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