Inster: a Hyundai agora também tem um subcompacto elétrico

Modelo inédito foi revelado pela marca e deve oferecer ao menos 300 km de autonomia. Vendas não incluem a América do Sul por enquanto
Hyundai Inster 2025

Hyundai Inster 2025 | Imagem: Divulgação

A Hyundai agora tem um pequeno carro elétrico para chamar de seu. A marca sul-coreana revelou nesta quinta-feira, 27, o Inster, um subcompacto baseado no Casper, que é movido a motor a combustão.

É uma resposta da fabricante aos inúmeros elétricos de entrada que estão chegando a vários mercados no mundo. Não é por menos que o Inster será vendido a começar pela Coreia do Sul já no segundo semestre, e depois seguirá para a Europa, Oriente Médio e países da Ásia-Pacífico.

Ou seja, o Inster, para nosso azar, não é cotado para o Brasil, ao menos por ora. É uma pena já que o modelo parece oferecer bons argumentos de compra.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Hyundai Inster 2025
Hyundai Inster 2025 Imagem: Divulgação

Com dimensões semelhantes às do BYD Dolphin Mini, o Inster pode rodar ao menos 300 km com uma carga, mas a Hyundai quer atingir até 355 km quando o carro é equipado com rodas de 15 polegadas (há também a opção de 17 polegadas).

A potência padrão é de 97 cv ou 115 cv na versão de longo alcance. O Inster pode acelerae de 0 a 100 km/h em até 10,6 segundos na versão mais potente.

Voltando às dimensões, o Inster tem 3,83 metros de comprimento, 1,61 m de largura, 1,58 m de altura e entreeixos de 2,58 m. O porta-malas leva 280 litros (VDA) mas pode chegar a 355 litros com os bancos deslizando para frente.

Hyundai Inster 2025
Hyundai Inster 2025 Imagem: Divulgação

"Pintura reciclada"

O estilo do Inster não chega a empolgar, mas tem soluções interessantes. Uma delas são as lanternas instaladas na tampa do porta-malas. Já os faróis circulares no para-choque lembram o Nissan Juke.

Como não chega a surpreender, a Hyundai considerou o subcompacto um "SUV pequeno" e foi além ao afirmar que Inster "redefine o que significa dirigir um EV subcompacto".

O interior do carro é curioso: nas fotos aparenta mesclar itens modernos como a central multimídia larga e o cluster digital, mas apenas para um console central inferior com estilo datado. Em carros desse porte geralmente o que espera é minimalismo, mas aqui não parece ser o caso.

Praticamente uma obrigação atualmente, o Inster também é feito com materiais sustentáveis, seja na pintura "reciclada" ou no interior feito com material derivado de garrafas PET e subprodutos da cana-de-açúcar.

Hyundai Inster 2025
Hyundai Inster 2025 Imagem: Divulgação

Apesar do tamanho e da vocação urbana, o subcompacto elétrico tem uma enorme lista de equipamentos de segurança ativa, entre eles assistentes de manutenção de faixa, de ponto cego, alerta de saída de segurança, controle de cruzeiro inteligiente e aviso de atenção do motorista.

A Hyundai já adianta que haverá um Inster Cross no futuro, ou seja, um "SUV+", mas por ora ainda precisamos aguardar a divulgação de preços.

Quem sabe o Inster não sirva de inspiração para uma possível eletrificação de um futuro nacional da Hyundai. Não seria uma má ideia.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise