Inédito SUV compacto híbrido da Toyota deve ser conhecido neste mês
Novidade, que pode ser aproveitada no Brasil, está prevista para estrear na Ásia no dia 15
A imprensa especializada asiática reporta nesta semana algumas informações relevantes sobre o projeto D03B, como tornou-se conhecido o futuro SUV compacto híbrido que a marca está desenvolvendo para países emergentes.
O modelo em questão poderá ser revelado globalmente já no próximo dia 15 deste mês.
De acordo com as informações extraoficiais que começaram a circular em países como Indonésia, Índia e Tailândia, existem ao menos três possibilidades para o nome que o SUV deverá adotar.
Alguns veículos de imprensa cogitam a designação Icon para o futuro modelo, enquanto outros apostam no nome Urban Cruiser Icon, pegando carona no Urban Cruiser Hyryder já à venda na Índia.
Uma terceira possibilidade é a Toyota batizar o SUV como Yaris Cross, modelo que já existe na Europa porém conta com proposta totalmente diferente.
O projeto D03B compartilha diversos elementos com o Yaris Ativ, sucessor do Yaris Sedã atual e concebido sobre a plataforma DNGA desenvolvida pela Daihatsu para automóveis com preço mais acessível.
VEJA TAMBÉM:
- SUV da Toyota mais barato do que o Corolla Cross fica para o segundo semestre de 2024
- Toyota vai atualizar Corolla Cross e terá mais um híbrido produzido em Sorocaba (SP)
Outras especulações dão conta de que o inédito SUV compacto pode alcançar por volta de 4,30 m de comprimento e oferecer uma cabine espaçosa para até 5 passageiros graças ao entre-eixos na casa de 2,65 m.
O modelo merece nossa total atenção uma vez que ele tem grandes chances de ser aproveitado pela Toyota aqui no Brasil como o próximo compacto híbrido a ganhar a linha de produção em Sorocaba (SP).
O SUV em questão será menor e mais acessível do que o Corolla Cross híbrido, também produzido no interior de São Paulo.
A estratégia da Toyota com a novidade é ajudar na difusão da tecnologia eletrificada, oferecendo um modelo de menor custo.
Na Ásia, o Yaris Ativ conta com uma interessante opção híbrida em série que toma como base o motor 1.5 a gasolina. Tal solução otimiza os números de consumo e emissões ao utilizar apenas o propulsor elétrico para tracionar o carro, deixando a unidade de potência térmica operando apenas como um gerador para efetuar a recarga da bateria principal do sistema.
Nos resta acompanhar se essa tecnologia está nos planos da Toyota por aqui.
Projeto D03B poderá adotar a designação Yaris Cross na Ásia
Imagem: HeadLight Magazine