Inédito Jeep abaixo do Renegade não será apenas elétrico

Flagra sinaliza, inclusive, a presença de uma opção manual para o SUV
Detalhe do projeto 516 da Jeep flagrado em testes na Europa

Detalhe do projeto 516 da Jeep flagrado em testes na Europa | Imagem: Auto-Zoom.cz

Uma sequência de flagras bastante reveladores foram publicados pelo perfil @autozoomcz em sua conta no Instagram. 

As imagens em questão revelam novos detalhes do projeto 516 da Jeep, apelidado informalmente de “Junior”. O modelo em questão está confirmado para estrear em 2023 e será o primeiro veículo 100% elétrico da marca. 

O flagra recém-divulgado esclarece uma dúvida, no caso se o projeto 516 contaria apenas com propulsão elétrica ou ele também terá opções mecânicas térmicas. 

Em uma das fotos, é possível notar a presença de uma alavanca de câmbio convencional, deixando claro, portanto, que o projeto 516 não será exclusivamente elétrico. 

Aliás, a foto denota o que parece ser uma transmissão manual, indicando que a Jeep pode realçar o custo-benefício da novidade com versões acessíveis. 

Segundo apurações da imprensa especializada europeia e norte-americana, é cogitado que o projeto 516 pode receber o nome Jeepster e a apresentação mundial do SUV ocorreria em outubro deste ano durante o Salão de Paris. 

Vale destacar que o projeto 516 foi concebido sobre a segunda geração da plataforma CMP, desenvolvida pela Peugeot Citroën antes da fusão com a Fiat Chrysler. 

Detalha do que aparenta ser uma alavanca de câmbio manual no protótipo
Detalha do que aparenta ser uma alavanca de câmbio manual no protótipo
Imagem: Auto-Zoom.cz

A Stellantis já criou uma arquitetura modular global mais sofisticada para seus automóveis de pequeno porte (denominada STLA Small), porém ainda não será o Jeep “Junior” o responsável pela sua estreia. 

As imagens sinalizam que o SUV terá porte consideravelmente compacto, abaixo do Renegade e ideal para as estreitas ruas europeias. O público-alvo da novidade parece mesmo ser o continente europeu. 

Aqui no Brasil, por sua vez, um modelo com as características do projeto 516 dificilmente seria comercializado pela Jeep. 

Olhando para a estrutura da Stellantis de maneira ampla, caberá à Fiat e à Citroën marcarem presença no segmento de hatches e SUVs de menor porte no mercado brasileiro, portanto faria pouco sentido a Jeep investir em um produto do tipo por aqui. 

Vale lembrar que a Fiat já conta com modelos como o Argo e o Pulse, enquanto a Citroën investirá pesado em seu programa C-Cubed, que chegará ao mercado com a nova geração do C3 e terá a companhia de outros dois modelos também produzidos em Porto Real (RJ). 

De qualquer forma, não devemos excluir a possibilidade do Jeepster chegar por aqui apenas em sua configuração elétrica, uma vez que ele atuaria em um nicho bastante específico. Portanto, vale a pena acompanharmos de perto sua trajetória.

Detalhe do projeto 516 da Jeep flagrado em testes na Europa
Detalhe do projeto 516 da Jeep flagrado em testes na Europa
Imagem: Auto-Zoom.cz

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis