Novo Hyundai Creta ou Kia Seltos? Indianos comparam os dois irmãos

Batalha dos SUVs compactos tem compartilhamento de plataforma da Hyundai, mas cada modelo traz suas vantagens
Kia Seltos 2021 e a nova geração do Hyundai Creta

Kia Seltos 2021 e a nova geração do Hyundai Creta | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Apesar das similaridades do mercado indiano com o nosso, aquele país já possui uma das novidades da Hyundai mais cobiçadas para o Brasil: o novo Creta. Apesar do visual polêmico, o modelo se tornou o carro mais vendido na Índia no mês passado. Além disso, os indianos ainda contam com o Seltos, a versão da Kia para o novo Creta. Com os dois carros disponíveis, era questão de tempo até as comparações começarem.

O site Autocar India colocou frente a frente o novo Hyundai Creta e o Kia Seltos, ambos em suas configurações mais completas. Para o primeiro, a versão SX. O segundo era da versão GTX+. Os modelos, respectivamente, custam por lá 1.720.000 rúpias (R$ 113,7 mil) e 1.729.000 rúpias (R$ 114,3 mil).

Além da plataforma compartilhada, Creta e Seltos avaliados na Índia traziam sob o capô o mesmo conjunto mecânico, formado pelo motor 1.4 turbo de quatro cilindros com injeção direta de combustível e capaz de entregar 140 cv de potência e 24,6 kgfm de torque. Com tração dianteira, os modelos possuem transmissão automatizada de dupla embreagem com sete velocidades.

Kia Seltos 2021
Kia Seltos 2021
Imagem: Divulgação

E foi por aí que o site indiano começou a ver as diferenças entre os modelos. Enquanto o Seltos possui uma arrancada mais agressiva, o câmbio demora mais para responder às investidas no acelerador do que o Creta. Assim, a sensação de aceleração do Seltos é mais forte, só que o Creta vai melhor nas retomadas de velocidades, mostrando a diferença de programação de transmissão.

Outro ponto bem diferente entre os dois carros é o visual. Enquanto o Hyundai Creta apostou em uma solução bem mais ousada, o Kia Seltos foi mais tradicional em suas linhas. Para os indianos, enquanto o primeiro polarizou demais as opiniões, o segundo acaba sendo a opção mais elegante da dupla.

Por dentro, apesar da melhoria de qualidade na cabine do Hyundai Creta ter sido elogiada, especialmente pela boa integração da central multimídia ao painel, o Kia Seltos possui maior quantidade de materiais macios ao toque, o que faz com que a experiência a bordo do Kia fosse mais refinada.

No entanto, ao rodar, os modelos também mostraram diferenças. De um lado, o Kia Seltos tem uma suspensão mais voltada à dirigibilidade e um volante mais firme. Porém, peca ao ter um rodar mais duro e um banco traseiro mais rígido e com encosto mais reto. Do outro, o Hyundai Creta tem volante mais leve e rola mais nas curvas, mas trata os passageiros com mais conforto. A lista de equipamentos para ambos é similar, valendo destacar que os dois SUV trazem de série em suas respectivas versões topo de linha equipamentos como seis airbags e controles de estabilidade e tração.

Nova geração do Hyundai Creta entra em pré-venda no mercado indiano
Nova geração do Hyundai Creta à venda na Índia
Imagem: Divulgação

O Kia Seltos se diferencia pela câmera com visão de 360º, monitor de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro, ajuste de profundidade no volante, head-up display e aviso de mudança involuntária de faixa. Já o Creta, por outro lado, também trazia itens não disponíveis no Seltos. Foram destacados principalmente, as borboletas atrás do volante para trocas de marcha em modo manual, teto-solar panorâmico e o freio de mão com acionamento elétrico.

Na conclusão, o Autocar India apontou que tanto o Kia Seltos quanto o Hyundai Creta são boas compras e dois carros muitos similares, até no preço. No entanto, servem a propósitos distintos. Enquanto o Seltos tem uma proposta mais esportiva e refinada, o Creta foca em fazer bem diversas funções, sem se destacar muito em uma ou outra característica apenas.

Durante a apresentação mundial do Seltos em 2019, os representantes da Kia sinalizaram a intenção de trazer o modelo ao Brasil. As mudanças no cenário cambial e econômico do país, entretanto, podem ter congelado os planos. A Hyundai, por sua vez, não se manifesta de forma oficial sobre o novo Creta no Brasil, mas é certo que em um futuro próximo ele seguirá as evoluções vistas no modelo indiano. 

 

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva