Imprensa estrangeira se encanta com carro elétrico do 'Elon Musk brasileiro'
Lecar 459 virou notícia na Europa e nos Estados Unidos por sua semelhança com carros da Tesla
O Lecar 459 ainda nem existe, mas já está chamando a atenção pelo mundo. O carro brasileiro da montadora criada pelo empresário Flávio Figueiredo Assis, que se autodenomina o "Elon Musk brasileiro", por enquanto não passa de uma projeção de computador e um chassi real com motor elétrico e outro flex de Renault Kardian que funcionaria como extensor de autonomia.
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“O carro que você vê aqui pode parecer uma renderização para a próxima geração do Tesla Model Y, mas na verdade é uma oferta eletrificada inteiramente nova de uma startup brasileira”, escreveu o site estadunidense Carscoops, que chama o projeto de “aspirante a disruptor”.
Já a revista britânica Autocar exalta a parceria da Lecar com a Horse, a fabricante de motores da Renault e da Geely, caso do 1.0 turbo usado como gerador de energia no carro nacional. “Semelhante ao funcionamento do sistema e-Power da Nissan, o motor alimenta um gerador de bordo que fornece carga para uma bateria que envia energia para motores elétricos”, explica o texto da publicação.
O site Autoevolution apelida o 459 de “Baby Tesla”. “Não há imagem da cabine, então não sabemos como a bajulação pela Tesla funcionou para o design de interiores e a interface do usuário”, escreveu.
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Investimento milionário
Em agosto, a Lecar anunciou que vai investir R$ 870 milhões, sendo R$ 240 milhões em obras de instalações e R$ 630 milhões em automação para a linha de montagem de uma fábrica em Sooretama (ES). Segundo a Assis, o dinheiro virá de empresários, mas ainda busca ajuda de bancos de investimentos públicos e privados.
O “Elon Musk tupiniquim” também diz que a fábrica terá 100 mil m² de área construída e terá capacidade para fazer 120 mil carros por ano com cerca de 1.500 empregos diretos e 3.000 indiretos. A ideia é produzir inicialmente o Lecar 459, que deve ser vendido por R$ 150 mil, conforme a fabricante, que também diz que tem previsão de inaugurar a fábrica em agosto de 2026.
Como é o Lecar 459
O sedã que só existe em projeções realmente lembra os carros da Tesla. A frente tem faróis afilados e ausência de grade, o que deve mudar na versão de produção por causa do motor a combustão dianteiro. A traseira tem uma caída estilo cupê, com lanternas que cortam a traseira de um lado a outro.
Segundo a empresa, dois motores equipam o 459, mas o 1.0 de três cilindros turbo flex de origem Horse, joint venture de Renault e Geely funciona apenas como gerador. Ele tem 122 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, o mesmo do Kardian, mas com menos potência, já que o SUV da Renault tem 125 cv. No eixo traseiro vai um elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm.
O conjunto faz o sedã acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, embora o método para essa medição não tenha sido explicado, afinal, o carro não é real. O motor elétrico é abastecido por bateria de 18,4 kWh capaz de sustentar o funcionamento no modo elétrico por até 100 km. A autonomia total é projetada em 1.000 km.
O 459 tem 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,52 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,70 m e o porta-malas tem capacidade para 530 litros. Entre os equipamentos, a Lecar promete o pacote Adas com sistema de permanência em faixa, controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência e sistema de alerta de pontos cegos.
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