Impostos aumentam em julho, mas Volvo promete segurar os preços
Taxação está programada para subir em julho, mas marca diz que mudanças só serão feitas no ano que vem
A alta na taxa de importação para carros híbridos e elétricos está programada para julho, mas isso não deve afetar a tabela de preços da Volvo. É o que garantiu o presidente da marca Marcelo Godoy ao AUTOO durante o lançamento do EX30.
VEJA TAMBÉM:
- Andamos no Volvo EX30 e contamos como é o SUV elétrico
- Nos EUA, chineses elétricos vão pagar 100% de taxa
A taxa para carros híbridos vai subir de 12% para 25%. Já os plug-ins vão de 12% para 20%. Os elétricos, que hoje pagam 10%, vão ser taxados em 18%.
Segundo Godoy, a empresa vai fazer uma nova avaliação do cenário em 2025, quando uma nova alta na taxa será feita em julho. Segundo ele, ainda não é certo se o valor dos impostos serão repassados no preço ou se a empresa vai absorver parte dos custos para que os consumidores não sejam afetados.
Desde janeiro deste ano carros importados híbridos ou elétricos pagam uma taxa de importação. A medida foi tomada pelo governo para "desenvolver a cadeia automotiva nacional, acelerar o processo de descarbonização da frota brasileira e contribuir para o projeto de neoindustrialização do país", segundo o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
A decisão do governo surtiu o efeito esperado e só neste ano mais de R$ 76 bilhões em investimentos já foram anunciados em novas fábricas e desenvolvimento local de carros elétricos e híbridos. Desde janeiro, BYD, GM, Hyundai, Honda, Mitsubishi, Stellantis, Toyota e Volkswagen prometeram aportes no país.
Algumas delas já trabalham no desenvolvimento de tecnologias híbridos flex feitos no Brasil com alguns lançamentos previstos ainda para este ano, caso da BYD e da Stellantis, que pode lançar os Jeep Compass e Commander eletrificados.
Próximo lançamento da Volvo
Depois de mostrar o EX30, a Volvo confirmou que seu próximo lançamento será o SUV de luxo elétrico EX90. Ele será o carro mais caro da linha, na faixa dos R$ 900 mil.
O jipão tem dois motores elétricos que fornecem 517 cv de potência e 92,8 kgfm de torque. A tração é integral. Já a autonomia, segundo a Volvo, é de 600 km (no padrão WLTP) garantida pela bateria de 111 kWh.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter