Ícones automotivos, Recaro e BBS entram com pedido de falência

Lendárias marcas de bancos e rodas, ambas alemãs, correm o risco de desaparecerem
Bancos Recado e rodas BBS: dois símbolos do setor automotivo prejudicadas pela pirataria

Bancos Recado e rodas BBS: dois símbolos do setor automotivo prejudicadas pela pirataria | Imagem: Divulgação

Quem diria que duas marcas icônicas do setor automotivo, a Recaro (famosa pelos bancos esportivos) e a BBS (que fabrica rodas especiais e fornecedora da Fórmula 1), entraram com pedido de falência. No Brasil, a empresa de bancos ficou famosa por equipar modelos como VW Gol GTI, Ford  Escort XR3, Chevrolet Kadett GSi entre tantos outros.

VEJA TAMBÉM:

A notícia sobre a fabricante bancos foi dada primeiramente pelo site inglês Autocar e dá conta de que a empresa entrou em apuros depois de ter sido adquirida pela Raven Acqusitions, em 2020, e dividido do resto do Grupo Recaro. Agora, a empresa entrou com pedido de falência. Mais de 200 empregos estão em risco.

As fabricantes que foram fornecidas pela Recaro terão que encontrar outros fabricantes de assentos tipo concha para seus modelos ou recorrer a assentos esportivos em estoque até que eles ou a Recaro encontrem uma saída. 

No entanto, a empresa anuncia que manterá a produção total durante o processo de insolvência para continuar atendendo a todos os pedidos existentes e novas consultas de clientes. Apenas o negócio automotivo está entrando em colapso. Sua falência não afetará a produção de assentos para aeronaves , trens e jogos, que são divisões separadas.

No Brasil, uma das lojas mais famosas da Recaro ficava na Rua Pedroso Alvarenga, no Itaim Bibi, em São Paulo, e tinha como um dos sócios Luis Pereira Bueno, um dos grandes pilotos brasileiros, que morava nas imediações antes de falecer, em 2011.  Entre outros feitos, Bueno chegou a pilotar na Fórmula 1, nos anos 70 e teve várias vitíórias no Brasil, principalmente na equipe Holywood.

História de sucesso da Recaro

Anúncio antigo da Recaro diz:
Anúncio antigo da Recaro diz: "Quem se senta bem dirige melhor" na tradução do alemão para o português Imagem: Divulgação

A Recaro foi fundada em 1906 para fabricar tetos dobráveis ​​para carros conversíveis, carrocerias e interiores. Em 1953, a empresa registrou uma patente para montar o que eles chamaram de " encaixe de dobradiça para assentos estofados com encosto ajustável ". Esse era, de fato, o assento reclinável Reutter, com o nome emprestado do fundador da empresa, Wilhelm Reutter.

Uma década depois, a Porsche adquiriu a fábrica de carrocerias, com a divisão restante operando como um fabricante inovador de assentos sob o nome Recaro, que era uma combinação do nome do fundador, Reutter, e "Carosserie". O primeiro assento esportivo Recaro foi revelado no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1965.

BBS logo ganhou boa reputação

Rodas BBS se tornaram símbolos de qualidade e de modelos esportivos de bom gosto
Rodas BBS se tornaram símbolos de qualidade e de modelos esportivos de bom gosto
Imagem: Divulgação

Além da Recaro, a empresa alemã e famosa fabricante de rodas BBS também enfrenta dificuldades financeiras, com o negócio entrando em insolvência pela quinta vez desde 2000. Assim como a Recaro, a BBS sofreu com um aumento significativo no número de fabricantes de rodas de liga leve falsas e baratas replicando seus designs icônicos, informou o site Motor 1.

A BBS é fornecedora de equipamentos originais de rodas para Audi, Bentley, BMW , Ford, Mercedes-Benz e AMG , Porsche , Stellantis e Grupo Volkswagen – além de ser fornecedora exclusiva de rodas para a Fórmula 1 desde 2022. Anunciou sua insolvência na sexta-feira, 26 de julho, após relatos de que a empresa não pagou alguns de seus 270 funcionários na Alemanha. 

Fundada em 1970 por Heinrich Baumgartner e Klaus Brand em Schiltach, uma pequena vila alemã ao sul de Stuttgart, a BBS começou seu negócio fornecendo peças plásticas para estilo automotivo, mas não demorou muito para que seu foco se voltasse para o design de rodas e se tornou referência no setor.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise