Hyundai vai acelerar eletrificação para atingir importante marca no mercado

Montadora sul-coreana pretende ampliar sua gama para alcançar a meta de ter 7% do mercado global de elétricos até 2030
Hyundai Ioniq 5 2022

Hyundai Ioniq 5 2022 | Imagem: Divulgação

A Hyundai revelou nesta quarta-feira (2) a sua estratégia de eletrificação para os próximos anos. E foi o próprio CEO da empresa, Jaehoon Chang, quem anunciou os planos e quais as metas de vendas e desempenho financeiro que devem ser alcançadas até 2030.

O ponto-chave será o investimento em novos modelos elétricos. A meta da companhia é aumentar as vendas globais de carros movidos a eletricidade para 1,87 milhão de unidades no mundo. Com isso, a participação de mercado da Hyundai chegaria a 7%. 

Para isso, a empresa vai despejar uma grande quantidade de dinheiro em novos projetos até 2030. Serão mais de R$ 410 bilhões (95,5 trilhões de wons) ao todo, sendo cerca de R$ 51,6 bilhões (12 trilhões de wons) para o desenvolvimento de novos softwares e mais de R$ 83,3 bilhões (19,4 trilhões de wons) para a eletrificação da gama. 

Novos modelos

Ao todo, serão 17 novos modelos elétricos lançados nos próximos anos. Desse total, 11 vão ser da Hyundai, sendo três sedãs, seis SUVs, um veículo comercial leve e um novo modelo que não foi detalhado.

Os outros seis carros serão da Genesis, divisão de luxo da montadora, sendo dois modelos de passeio (cuja carroceria não foi mencionada) e mais quatro SUVs. Um deles será o GV70, utilitário esportivo elétrico que será lançado ainda neste ano. E a partir de 2025, todos os modelos da Genesis serão eletrificados.

Por conta desse aumento do número de modelos elétricos, a Hyundai pretende criar um processo de fabricação de alta eficiência para esses carros. Para isso, a marca vai investir nas instalações da Coréia do Sul e da República Tcheca, além de criar novas bases para a produção de elétricos em outras plantas no planeta.

Novas plataformas modulares, que serão compartilhadas por diversos modelos da marca, também estão nos planos. Uma delas será a IMA, sigla em inglês para Arquitetura Modular Integrada. Essa plataforma vai padronizar chassis, bateria e motor, podendo ser utilizada por elétricos de todos os segmentos. 

Sistemas de atualização over-the-air (OTA) e funções autônomas também serão aplicadas aos carros.  

Hyundai Ioniq 5 2022
Hyundai Ioniq 5 2022
Imagem: Divulgação