Hyundai Tucson: do que os proprietários mais reclamam na internet

SUV tem boa reputação, mas não fica livre de problemas que geram reclamações em sites especializados
Hyundai Tucson 2024

Hyundai Tucson 2024 | Imagem: Divulgação

O Hyundai Tucson, lançado mundialmente em 2004 no Salão do Automóvel de Chicago, chegou ao Brasil em 2005, importado da Coreia do Sul.

Devido à sua boa aceitação no mercado, o SUV passou a ser produzido no país a partir de 2010, em Anápolis, Goiás.

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Dando continuidade a essa trajetória de sucesso, a nova geração do Hyundai Tucson está prevista para finalmente chegar ao Brasil em 2025, já com o sistema híbrido.

Enquanto a produção local não começa, o modelo já está sendo lançado em diversos países, inclusive nos nossos vizinhos sul-americanos.

O sucesso do Tucson no Brasil foi impulsionado pela crescente demanda por SUVs e pelo bom custo-benefício, tornando-se um dos principais modelos da marca no país. 

Os proprietários do Hyundai Tucson costumam elogiar a estabilidade, o conforto e a boa performance do motor do veículo. No entanto, nas plataformas de defesa do consumidor, a montadora recebe uma avaliação abaixo de 8.

Hyundai New Tucson 2019
Hyundai Tucson deve mudar de geração no Brasil em 2025, com fabricação em Anápolis (GO)
 Imagem: Divulgação

Entre as principais críticas, os consumidores destacam a insatisfação com o atendimento ao cliente e relatam problemas recorrentes na embreagem, além de dificuldades na disponibilidade de peças de reposição e pneus que não duram.

Reclamações de donos do Hyundai Tucson

Embreagem

Em um caso recente, um proprietário de um Tucson relatou problemas nas arrancadas a partir dos 40 mil km, incluindo barulho de marcha arranhando e batidas ao mudar de marcha. Apesar de ter reportado os barulhos intermitentes em todas as revisões, a concessionária não conseguiu identificá-los. Na última revisão, aos 60 mil km, os barulhos aumentaram e a concessionária recomendou a troca dos discos de embreagem ou do sistema completo, mas sem garantia.

Ao contatar o SAC, foi informado que a garantia da embreagem é de apenas 3 meses. No entanto, após realizar uma pesquisa, encontrou diversas reclamações de outras pessoas sobre o mesmo problema. Com isso, concluiu que se trata de um defeito de fábrica e está buscando o conserto dentro da garantia, já que o carro tem 5 anos de cobertura e o custo do reparo pode ultrapassar R$ 20 mil. O consumidor não obteve nenhuma resposta da montadora.

Em outro caso, um proprietário de um New Tucson com 3 anos de uso e um pouco mais de 50 mil km rodados relatou que, o veículo começou a apresentar falhas no câmbio, com as marchas pares (2, 4 e 6) e a ré não engatando.

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Em resposta à reclamação, a Hyundai informou que, conforme o manual de garantia, cada componente tem sua vida útil definida em projeto e poderá variar conforme as condições de aplicação e utilização do veículo. Itens considerados de desgaste natural possuem garantia legal no prazo de 90 (noventa) dias corridos, independentemente do tipo de uso do veículo, contra defeito de fabricação da peça, contados a partir da data da entrega do veículo ao primeiro proprietário.

Outro dono de um New Tucson modelo 2020 notou que o carro começou a apresentar vibração no motor em marcha lenta, principalmente quando parado em um farol por exemplo. 

Com o tempo, a situação piorou e ao solicitar um diagnóstico, foi informado que era necessário a troca do kit de embreagem, custando aproximadamente R$ 15.000. Após pesquisar, o proprietário descobriu que o problema era recorrente entre outros usuários.

A Hyundai destacou que o inconveniente apresentado é decorrente de um item de desgaste natural. Reforçando que os referidos itens não são objetos de garantia, pois sua durabilidade está intimamente ligada às condições de rodagem, quilometragem percorrida, tipo de utilização do veículo e o modo de dirigir.

Falta de peças

Outro problema recorrente mencionado por proprietários do Hyundai Tucson é a falta de peças, resultando em alguns veículos ficando parados por longos períodos. Muitos usuários relatam que, após identificarem falhas ou necessidade de reparo, as concessionárias não têm as peças disponíveis.

“A luz de injeção do meu carro acendeu e, seguindo as orientações da concessionária, levei o veículo de guincho até a unidade, onde está parado desde 11/09/2024. Depois de várias ligações para obter uma posição, fui informado de que o carro aguardava uma peça, com previsão de entrega de 20 dias. Esse prazo já se encerrou e, até agora, a concessionária não me dá nenhuma satisfação sobre a situação. Tenho tentado contato repetidamente, mas não tenho sucesso. ”, afirmou um proprietário.

“Tive uma batida traseira e acionei o seguro. A seguradora pediu a peça pela concessionária, mas, segundo ela, a peça está em espera de produção. Não consigo acreditar que uma tampa traseira de um New Tucson 2019 não esteja sendo produzida ou que demore mais de 3 meses para chegar. Estou há todo esse tempo sem poder abrir meu porta-malas devido à falta da peça para o reparo. ”, afirmou outro. A Hyundai informou que lamenta o ocorrido e que já está tratando do caso.

Hyundai Tucson
Hyundai Tucson vem com central multimídia, ar-condicionado digital e bastante conforto
Imagem: Divulgação

“Após um acidente, acionei meu seguro e optei pela montadora Hyundai para o reparo, já que meu carro ainda estava na garantia. O sinistro foi autorizado, e a previsão inicial para a chegada das peças e o reparo era de cerca de 15 a 20 dias. Entretanto, fui informada de que uma peça estava em "B.O." e, após várias promessas de entrega, o prazo se estendeu por mais de 60 dias sem solução. “, informou uma proprietária.

A mesma voltou à plataforma informando que o problema foi resolvido, afirmou ainda que deveria ter feito a reclamação no site antes.

Pneus

Outro caso que os proprietários do Tucson relatam é que o pneus não duram, os depoimentos falam do desgaste prematuro, o que tem gerado insatisfação.

“Meu carro completou os 20.000km, levei para a revisão na concessionária e informei que o carro está com os 4 pneus carecas, o consultor confirmou e encaminhou um laudo para a fábrica. ”

O proprietário também relatou que utiliza o veículo normalmente apenas na cidade. Ele destacou ainda que é cliente da Hyundai há 12 anos, com sete veículos na família, mas está considerando uma mudança. 

Na ocasião, a Hyundai informou que acompanhou o caso até sua finalização e que a troca dos pneus foi realizada.

“Comprei um Tucson zero km e, após 10.000 km, os pneus traseiros estavam no aro. Levei o carro para a revisão, onde me ofereceram um ajuste de cambagem, mas o problema persistiu. Agora, com 20.000 km, os pneus traseiros estão novamente no aro. É inaceitável que não consigam fazer os pneus durarem nem 10.000 km. “

A Hyundai informou que tentou entrar em contato com o consumidor para obter os dados dos pneus e avaliar a situação, mas, infelizmente, não teve sucesso.

Outro usuário relatou ter pneus completamente destruídos com apenas 30.000 km rodados. Em mais um caso extremo, os pneus traseiros apresentaram desgaste em apenas 12.500 km.

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Imagem: Divulgação

 

Stephanie Gomes

Estudante do 2º ano de comunicação, Stephanie escolheu a profissão por acreditar no poder transformador do jornalismo.