Hyundai Styx (ainda) não é certeza para o mercado brasileiro

Marca revela ao Autoo que não tem intenção de atuar em segmento abaixo do Creta por aqui
Acima um teaser do conceito Carlino, revelado pela Hyundai em 2016 na Índia

Acima um teaser do conceito Carlino, revelado pela Hyundai em 2016 na Índia | Imagem: Divulgação

Muitos rumores e especulações estão circulando na imprensa automotiva global (em especial na indiana) sobre o aguardado Hyundai Styx, futuro SUV subcompacto da marca que será posicionado abaixo do Creta (ou do Kona dependendo do mercado) em termos de porte e precificação. A novidade, que até o momento é conhecida pelo código de projeto QXI, deverá ser revelada em abril deste ano durante o Salão de Nova York.

O conceito Carlino, revelado em 2016 no Salão de Nova Deli, na Índia, ao que tudo indica será a inspiração visual para o futuro Hyundai Styx. Na foto principal você confere um teaser do protótipo. 

Apesar do caráter global que o futuro Styx deverá ter, o Autoo procurou a Hyundai aqui no Brasil para saber mais detalhes sobre o projeto. Segundo a assessoria de imprensa da marca, a fabricante não tem intenção de “entrar neste segmento” em nosso país, contudo é bom ficarmos atentos já que rivais de peso da Hyundai aqui no Brasil seguirão por uma trilha bem parecida com a qual o Styx vai inaugurar para a fabricante sul-coreana.

Já sabemos, por exemplo, que a Volkswagen tem nos planos um SUV subcompacto abaixo do T-Cross, o qual provavelmente deve estar sendo desenvolvido em conjunto com o sucessor do Gol.

Na mesma linha, algumas especulações dão conta que a Fiat Chrysler estuda a criação de um SUV abaixo do Jeep Renegade seja em tamanho como em custo. A GM, agora com sua nova família de modelos destinada aos mercados emergentes, também poderá apostar nessa nova categoria.

Algumas marcas aqui no Brasil, como a JAC com o T40, a CAOA Chery com o Tiggo 2 e até mesmo a Honda com o WR-V, já nos fornecem um vislumbre do que podemos esperar desses futuros modelos mais acessíveis em relação aos SUVs compactos.

Uma espécie de “evolução” dos hatches compactos aventureiros, categoria que ganhou força aqui no Brasil graças a modelos como o extinto Volkswagen CrossFox, o atual Hyundai HB20X, entre outros, esses futuros SUVs subcompactos (com carrocerias abaixo dos 4 m de comprimento) deverão ser modelos bem melhor resolvidos.

Ao mesclar a carroceria com boa altura em relação ao solo, estilo “jipinho” e tamanho mais adequado ao uso urbano, os SUVs subcompactos também terão como grande atributo de venda o preço mais camarada em relação à modelos como Hyundai Creta, Honda HR-V, Jeep Renegade e cia. É bem provável que os SUVs subcompactos cheguem ao mercado com valores iniciais gravitando nos R$ 60.000 e chegando até cerca de R$ 80.000, valor onde os SUVs compactos começam a atuar em opções básicas.

Com tudo isso em mente e caso a Hyundai amplie sua capacidade produtiva aqui no Brasil, certamente o Styx poderia caber como uma luva na gama de modelos nacional da marca. Vamos aguardar pela estreia oficial do SUV pequeno em abril para obter mais detalhes.  

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou