Hyundai e Stellantis investem em fábricas de baterias
Montadora sul-coreana se aliou com a LG para construir unidade nos EUA enquanto grupo sediado na Europa abriu fábrica na França
Diante do desafio de eletrificar suas linhas de produtos em mercados desenvolvidos, as fabricantes de automóveis têm investido na transformação das linhas de montagem e do processo produtivo de veículos. Um dos pontos cruciais é garantir o fornecimento de baterias e algumas têm optado por ter a produção em suas mãos.
É o caso da Hyundai Motor Group (HMG), que junto da LG Energy Solution (LGES) anunciou uma nova fábrica para a produção de células de bateria para veículos elétricos nos Estados Unidos. As empresas assinaram um memorando de entendimento para fabricar baterias de veículos elétricos nos EUA e acelerar os esforços de eletrificação do grupo na América do Norte.
A unidade, propriedade de 50% do Grupo Hyundai Motor e 50% da LGES, terá um investimento de mais de US$ 4,3 bilhões.
A capacidade instalada anual da nova joint venture será de 30 GWh, o suficiente para produzir 300.000 veículos elétricos por ano. A fábrica será localizada no condado de Bryan, em Savannah, Geórgia, ao lado da Metaplanta América do Grupo Hyundai Motor, que está atualmente em construção. A construção da fábrica está prevista para começar no segundo semestre de 2023, com a produção de baterias planejada para começar até o final de 2025.
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A Hyundai Mobis irá montar as baterias usando células da fábrica e fornecê-las para as linhas de montagem do Grupo Hyundai Motor nos Estados Unidos, para a produção dos modelos elétricos da Hyundai, Kia e Genesis. Essa nova instalação ajudará a criar um fornecimento estável de baterias na região e permitirá ao grupo responder rapidamente à crescente demanda por veículos elétricos no mercado dos EUA.
Fábrica na França
Enquanto isso, a Stellantis, em parceria com a TotalEnergies e a Mercedes-Benz, celebrou a inauguração da gigafábrica de baterias da Automotive Cells Company (ACC) em Billy-Berclau Douvrin, na França. Essa gigafábrica é a primeira de três planejadas na Europa e possui uma capacidade inicial de linha de produção de 13 GWh, que será ampliada para 40 GWh até 2030. A ACC irá fabricar baterias de íon-lítio, com uma pegada mínima de CO2, contribuindo para a meta da Stellantis de aumentar a capacidade de fabricação de baterias para 250 GWh na Europa até 2030.
A Stellantis tem como objetivo oferecer uma ampla gama de tecnologias de bateria em seu portfólio de marcas e planeja lançar 47 modelos de veículos elétricos a bateria (BEV) até o final de 2024. Além disso, a empresa está explorando soluções inovadoras, como as baterias de estado sólido da Factorial e as baterias de lítio-enxofre da Lyten, visando melhorar o desempenho dos veículos e proporcionar uma experiência de veículo elétrico mais sustentável.
Como parte de sua estratégia Dare Forward 2030, a Stellantis tem como meta alcançar 100% de vendas de veículos elétricos a bateria na Europa e 50% nos Estados Unidos até 2030. A empresa está comprometida em se tornar uma corporação neutra em carbono, abrangendo todas as áreas, até 2038, com uma compensação de emissões remanescentes em um único dígito.