Hyundai R-Spec antecipa novo visual do HB20
Estudo de design traz elementos que farão parte da reforma de meia vida do modelo nacional. Marca coreana também voltará a importar o Veloster, agora turbo
Sem o esperado ix25, crossover compacto que é cotado para ser produzido no Brasil, a Hyundai brasileira limitou-se a mostrar em seu estande no Anhembi o R-Spec, um estudo de design com visual esportivo do HB20 hatch.
A marca, no entanto, descarta vender uma versão esportiva do HB20, mas AUTOO apurou que o modelo é, na verdade, uma prévia das mudanças visuais que a família de compactos nacionais receberá em breve.
Lançado em 2012, o HB20 deve ganhar a primeira atualização no estilo em 2015 e alguns elementos antecipados pelo R-Spec explicam para onde a marca sul-coreana seguirá. “O que você vê nesse carro é parte do que será usado no modelo de produção”, explicou um executivo da marca.
O que parece mais provável de ser aproveitado são os faróis e lanternas com formato retangular assim como o novo para-choque dianteiro, mas talvez com linhas mais suaves.
ix25 descartado
Com todo cronograma adiantado no Brasil, a Hyundai deve anunciar novidades para futuro apenas em 2015. O sucesso da família HB20 ocupou toda a produção da fábrica de Piracicaba e agora a montadora estuda um novo ciclo de investimentos. Apesar disso, a Hyundai voltou a negar que o crossover ix25, mostrado neste ano na China, faça parte dos planos: “o ix25 é exclusivo da China”, reforçou a assessoria de imprensa.
A volta do Veloster
O braço de importados da Hyundai, representado pelo grupo CAOA, apresentou a nova geração do Genesis, um dos sedãs de luxo da marca, além de uma leve reestilização do Azera, modelo justamente abaixo do Genesis. Antonio Maciel Neto, presidente do grupo, disse que não há planos de volta a importar o Sonata, que acabava competindo com o Azera e teve a venda suspensa.
Por outro lado, a CAOA voltará a vender o esportivo Veloster. O cupê de 3 portas, que teve uma chegada barulhenta no Brasil, agora será vendido na versão turbo com 204 cv - a primeira versão usava um motor 1.6 com apenas 130 cv embora a marca, na época, tenha dito que ele possuía bem mais potente. Daí não demorou para que o carro ganhasse apelidos como Lentoster. O Veloster turbo chega ao país no segundo semestre de 2015.