Hyundai prepara rival para o Renault Kwid na Índia
Fabricante começa a liberar pistas sobre o seu crossover inédito abaixo do Venue
Concebido para a Índia, país onde, assim como no Brasil, a maioria da população demanda carros mais acessíveis e em muitos casos o pavimento das ruas e avenidas está longe do ideal, o Renault Kwid consegue ser uma solução que atende muito bem a esses dois requisitos. Pequeno e barato, o hatch ainda conta com suspensão elevada e consegue passar com mais tranquilidade por imperfeições do asfalto.
Com o país desenvolvendo fortemente sua economia até a eclosão da pandemia, é natural que diversas marcas colocassem a Índia no centro de sua estratégia global.
No caso da Hyundai não foi diferente e a marca sul-coreana mostra que não está para brincadeira quando o assunto é o mercado indiano. A empresa vai atuar no disputado segmento do Renault Kwid com um inédito crossover pequeno, conhecido até o momento como AX1 (talvez esse seja apenas o nome do projeto).
Previsto para ser revelado por volta do fim deste ano, a Hyundai começou a aguçar o público local antecipando nesta semana dois teasers da novidade. O subcompacto, entretanto, já foi flagrado algumas vezes e sua proposta se tornou claramente conhecida.
Assim como já constatamos pelos protótipos e agora com as primeiras imagens oficiais, o AX1 aposta em elementos circulares para o conjunto óptico dianteiro, como na luz de condução diurna em LED, além de uma interessante lanterna baseada no mesmo tipo de iluminação com uma composição estética de pequenos triângulos.
O subcompacto deverá ser construído sobre a plataforma da Hyundai para modelos de pequeno porte, como o Grand i10, e deverá ter por volta de 3,7 m de comprimento, dimensão similar ao que o Kwid entrega. O formato mais quadrado para a carroceria do AX1, entretanto, deverá favorecer o espaço interno.
De acordo com a mídia especializada global, o AX1 poderá contar com motor 1.1 com potência em torno de 70 cv e torque na casa de 10 kgfm. O propulsor 1.2 com potência na casa de 82 cv e cerca de 12 kgfm também pode figurar nos planos.
É claro que um veículo como o AX1 certamente terá um alto volume de vendas, portanto a oferta no Brasil dependeria da fabricação local. De qualquer forma, considerando as semelhanças entre os mercados brasileiro e indiano e até o fato do Renault Kwid ser oferecido aqui, o Hyundai AX1 é um modelo que devemos observar de perto.