Hyundai marca estreia do ix25 para o Salão de São Paulo
Primeiro SUV compacto da marca coreana será lançado ainda em 2016
Ninguém quer ficar de fora do único segmento cujas vendas estão em alta este ano, o de utilitários esportivos compactos. Para algumas marcas, esse nicho significa quase metade das vendas como é o caso da Honda (HR-V) e Peugeot (2008).
Em outras palavras, não dá para ficar de fora dessa festa, ainda mais quando o mercado em geral está minguado. Até mesmo a Hyundai, que vende bem e tem demanda suficiente para ocupar sua fábrica em Piracicaba, decidiu partir para a briga.
Os coreanos andavam desdenhando desse segmento e sempre que o ix25, seu modelo na categoria, era cogitado tratavam de negar. De fato, há algum tempo atrás não havia como produzi-lo no Brasil, mas este ano, com a queda nas vendas (mesmo para a Hyundai) surgiu espaço para que o SUV pudesse ser feito aqui.
O sinal verde veio pouco tempo atrás quando começaram a circular alguns exemplares de teste no país, mas nesta semana, durante o lançamento do HB20 1.0 turbo, a marca enfim reconheceu que o ix25 será lançado e mais: será o destaque da Hyundai no Salão de São Paulo em novembro.
As vendas, segundo um executivo da marca, começam ainda em 2016, possivelmente no último trimestre do ano.
Quase um HR-V coreano
E o que esperar do ix25? A referência mais próxima do que a Hyundai prepara é o rival HR-V. O ix25 é ligeiramente menor que o SUV da Honda. São 4,27 m de comprimento contra 4,3 m do Honda, 1,78 m de largura (1,77 m), 1,63 m de altura (1,61 m) e entreeixos de 2,59 m (2,61 m).
Ou seja, é um veículo de características urbanas, mas visual ‘off-road light’ que quer dizer que passará longe da terra. No exterior, ele é oferecido com vários motores, de 1.4 a 2.0 além de turbodiesel. Aqui, o natural será vendê-lo com o 1.6 flex de 128 cv e, talvez, o motor 2.0 que equipa o Elantra e oferece 178 cv tanto com etanol quanto gasolina. A transmissão deve ser a de 6 marchas automática, mas não é impossível ver uma opção manual, embora a procura seja pequena.
Mas e o Tucson, o que fazer com o SUV montado pela CAOA e que custa o mesmo que alguns compactos? Eis aí a questão. Esperta como só ela, a Hyundai pode bolar uma estratégia matadora ao oferecer o ix25 como opção de entrada, entre R$ 80 mil e R$ 100 mil, manter o ix35 como modelo intermediário e passar a vender o novo Tucson, já visto rodando no Brasil, numa faixa que o conecte ao Santa Fe.
Quatro SUVs no portfólio. Quem não gostaria disso? Ah, sim, o Tucson atual. Que ele tenha uma feliz aposentadoria.