Hyundai lança Kona 2025; veja outros 4 carros estranhos que passaram pelo Brasil

SUV que chega em abril entrega 141 cv e não está sozinho no clube dos visuais estranhos
Hyundai Kona Electric 2024

Hyundai Kona Electric 2024 | Imagem: Divulgação

A Hyundai acaba de anunciar que o novo Kona 2025 chegará ao Brasil em abril. O SUV híbrido divide opiniões com seu design ousado que não passa despercebido. Para alguns, o pode ser um carro "diferente", outros, consideram inovação.

VEJA TAMBÉM:

Se você gosta de um carro que foge do comum, o Kona 2025 pode ser a pedida perfeita. Seu design futurista traz os característicos faróis conectados por uma faixa de luz contínua, seguindo a linguagem de estilo da Hyundai. E, para completar o visual, chega com rodas de liga leve diamantadas de 18 polegadas.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Mais do que um rostinho... peculiar, o Kona 2025 possui um nível de tecnologia embarcada. O painel de instrumentos digital configurável de 12,3” é integrado à central multimídia, também de 12,3”. 

Para os amantes da tecnologia, o SUV também conta com seletor de modos de condução, carregador de celular sem fio e um câmbio com tecnologia Shift by Wire, com a alavanca posicionada estrategicamente para facilitar a vida do motorista. 

Segurança

Hyundai Kona Electric 2024
Hyundai Kona tem tela panorâmica no painel e código morse no centro do volante, assim como o elétrico Ioniq 5
 Imagem: Divulgação

Segurança também é um destaque do modelo, com um pacote de assistências à condução (ADAS). Ele vem equipado com assistente de frenagem autônomo, monitoramento de tráfego cruzado traseiro, assistente de ponto cego, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo.

Já na versão Signature, o carro ganha Câmera 360º e câmera para monitoramento de ponto cego.

Motorização híbrida 

O Novo Kona 2025 chega ao Brasil apenas na versão híbrida, combinando um motor 1.6 com um motor elétrico alimentado por bateria de íons de lítio de 1,32 kWh. 

No total, ele entrega 141 cv de potência e um torque máximo de 27 kgfm. Além disso, a eficiência energética recebeu nota A pelo INMETRO.

Hyundai traz novidade no lançamento

Hyundai Kona Electric 2024
Hyundai Kona Electric tem desenho ousado tanto de frente quanto de traseira, com barra liminosa e lanternas no para-choque
 Imagem: Divulgação

A Hyundai inovou até na forma de divulgar o novo SUV. Para quem quiser mais informações sobre o Kona 2025, a montadora criou um canal exclusivo no WhatsApp. Basta adicionar o número 800-770-3355 para receber as novidades, conteúdos exclusivos e datas importantes do lançamento.

Você é do time que ama ou do time que torce o nariz para o visual do Kona?

Carros estranhos que já passaram pelo Brasil

Como falamos, o Hyundai Kona chegará ao Brasil com um visual… estranho. Mas se serve de consolo, Kona, você não está sozinho.

A história automotiva brasileira já viu muitos carros com designs questionáveis. Alguns fizeram sucesso, outros sumiram sem deixar saudades, mas todos tinham uma coisa em comum: a capacidade de dividir opiniões. Então, vamos relembrar alguns dos “patinhos feios” que já rodaram por aqui.

1- Fiat Doblò – primo esquisitão da família

Fiat DoblòFiat Doblò da primeira geração chegou com desenho fora do comum e tem fãs pelo bom espaço interno
Imagem: Divulgação

Se um carro pudesse ganhar o prêmio de “gente boa, mas feio”, o Doblò estaria no pódio. Seu formato quadradão e frente peculiar faziam com que ele parecesse um ônibus escolar de brinquedo.

Mas não se engane: apesar da aparência exótica, ele era espaçoso, versátil e conquistou muitas famílias e motoristas de transporte escolar. Feio? Talvez. Mas muito úti.

2- Ford Taurus – gringo que não se encaixou

Ford Taurus
Ford Taurus teve mudança radical no desenho no final dos anos 90 e causou polêmica
Imagem: Divulgação

Nos anos 90, o Taurus chegou ao Brasil com a missão de ser um sedã de luxo. O problema? Seu design arredondado, com faróis ovalados e traseira volumosa, não caiu no gosto dos brasileiros.

Parecia um carro saído de um filme americano e não daqueles legais. Apesar do conforto e tecnologia avançada para a época, seu visual não ajudou, e ele acabou sumindo do mercado nacional.

3- Toyota Prius – alienígena dos híbridos

Protótipo do Prius flex desenvolvido pela Toyota com times de engenharia de Brasil e Japão
Protótipo do Prius flex desenvolvido pela Toyota com times de engenharia de Brasil e Japão
Imagem: Divulgação

Esse parece ter sido desenhado às pressas, numa sexta-feira à tarde, pouco antes do expediente acabar. Quando o Prius desembarcou no Brasil, o impacto foi duplo: trouxe a revolução dos híbridos, mas também um design pra lá de bizarro.

Com linhas incomuns e faróis afilados, ele parecia mais um projeto inacabado do que um carro tradicional. Mas mesmo com o visual esquisito, entregou eficiência energética e confiabilidade.

4- Effa – O chinês incompreendido

Effa M100
Effa M100: um dos primeiros modelso chineses que chegaram ao Brasil, mas por pouco tempo
Imagem: Divulgação

Falando em carro estranho... Se o Kona acha que tem um design duvidoso, ele deveria bater um papo com o Effa M100. Esse pequenino chinês chegou como uma opção barata para quem queria um carro novo, mas seu visual desproporcional, com frente curta e faróis exagerados, não ajudou.

Além da aparência, a qualidade do carro também não convenceu, e logo desapareceu das ruas, inclusive, por questões de falta de segurança, ao ser reprovado no famoso "teste do alce", em que o piloto muda buscamente de trajetória, como estivesse desviando de algo na estrada.

 

 

Stephanie Gomes

Estudante do 2º ano de comunicação, Stephanie escolheu a profissão por acreditar no poder transformador do jornalismo.