Hyundai Ioniq 5: SUV elétrico promete 480 km de autonomia
Primeiro modelo da família 100% elétrica de carros da marca sul-coreana chega equipado com tecnologias de ponta
Em agosto do ano passado, a Hyundai anunciou que teria uma nova família de veículos com propulsão 100% elétrica. Chamada de Ioniq, a linha deverá contar com ao menos três modelos nos próximos anos. O primeiro deles, um SUV compacto, acaba de ser apresentado e suas vendas na Europa devem ter início no meio do ano, quando os valores serão anunciados.
Chamado de Hyundai Ioniq 5, a novidade estreia a plataforma E-GMP da marca sul-coreana, desenvolvida especificamente para veículos movidos por baterias. A nova arquitetura faz com que o pequeno SUV tenha capacidade de carregamento ultra-rápido, em redes de 800V. De acordo com a montadora, o carro consegue recarregar de 10% a 80% das baterias em 18 minutos quando é ligado a uma tomada de 350 kW. Uma carga rápida de 5 minutos é o suficiente para fornecer até 100 km de autonomia.
São duas opções de baterias: 58 kWh e 72,6 kWh. O Ioniq 5 também pode ter um ou dois motores elétricos. Na configuração mais simples, com a bateria menor e motor único na traseira, o SUV entrega 169 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. O mais completo, com dois motores e bateria maior, tem 215 cv e 61,7 kgfm. Na configuração com maior autonomia, apenas com motor traseiro e bateria grande, a autonomia pode chegar a 480 km.
Nas medidas, a novidade da Hyundai tem 4,64 m de comprimento, 1,82 m de largura e 3 m de entre-eixos. Entre os principais itens de série, o Ioniq 5 traz painel de instrumentos digital com tela de 12 polegadas, central multimídia com tela de 12 polegadas, tomadas convencionais internas para carregamento de dispositivos, controle de cruzeiro adaptativo, rodas de 20 polegadas, frenagem autônoma de emergência, monitor de ponto cego e acionamento automático do farol alto.