Hyundai i30 quer ser o líder

Novo hatch médio traz motor potente, bom nível de equipamentos, espaço e garantia de cinco anos

i30, da Hyundai: 85 carros vendidos num fim de semana em São Paulo | Imagem: Fast Driver

Não, ele não é flex, também não é nacional e nem é vendido por uma das quatro marcas mais tradicionais no Brasil. Mesmo assim, o i30, da Hyundai, quer ser líder de um dos segmentos mais conhecidos no país, o de hatches médios, hoje dominado pelo idoso Astra, da Chevrolet.

E pouca gente duvida que ele possa conseguir isso. Os coreanos estão aproveitando que os grandes fabricantes de automóveis andam nocauteados pela crise econômica mundial e avançam em busca de novos clientes. Na bagagem, carros com design atraente, pacote de equipamentos generosos, longas garantias e, principalmente, preço. O i30 se enquadra nesse perfil.

O visual, aliás, não tem vergonha de ter sido inspirado no BMW Série 1, um hatch premium – até os anúncios da marca exaltam isso. O melhor do i30 nem é isso. O modelo é grande, embora não pareça por fora. O espaço para pernas no banco traseiro é melhor que o de muitos sedãs. O acabamento é de bom gosto e nem avaliamos a versão com bancos de couro.

Pelo aspecto técnico, o hatch coreano não comete nenhuma gafe: tem motor 2.0 potente, de 145 cv com comando variável de válvulas, suspensão traseira multilink, direção com assistência elétrica, ABS, airbags de sobra, ESP, e itens de conforto como ar-condicionado com comando digital e teto solar elétrico. Talvez o câmbio automático pudesse oferecer cinco marchas em vez de quatro, mas há o recurso de travamento de marchas que ajuda em situações como subida de serras.

Prazeroso de dirigir

A Hyundai mostrou o i30 aos jornalistas especializados na pista de testes da Pirelli, no interior de São Paulo. Por isso, o contato com o carro foi curto demais para tirar conclusões. De certo, o carro é bem confortável, tem posição de dirigir alta e bancos que acomodam bem. È possível se encontrar no modelo rapidamente e a visibilidade é clara em todos os sentidos – os retrovisores são grandes e podem ser rebatidos quando o carro está estacionado.

Apenas a versão com câmbio automático estava disponível – o manual ainda chegará às lojas em julho. A saída do i30 é ágil e você até estranha o salto que ele dá, o câmbio tem trocas não tão suaves como esperávamos e as retomadas pareceram um pouco lentas. Como dissemos, são impressões iniciais num ambiente muito diferente do dia a dia. A Hyundai diz que disponibilizará o modelo para uma avaliação mais longa posteriormente.

Se o câmbio é regular, o volante e a suspensão agradaram. O comportamento da i30 em curvas é digno dos melhores modelos do gênero. O carro é silencioso e absorve bem as irregularidades do piso sem ser muito macio, como gostam os fãs de hatches.

Em suma, o i30 passou a boa impressão de um carro fácil de dirigir e de usar seus recursos. Não é preciso mais que alguns minutos para estar à vontade a bordo dele.

Um novo Azera?

O presidente do grupo CAOA, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, não foi nem um pouco contido sobre a meta de vendas do i30 – ao menos 2 000 carros por mês. Houve gente na própria empresa que falou em 3 000 unidades. Soa como exagero, mas basta lembrar que a Hyundai vende 2 000 Tucson por mês e já emplaca mais de 1 000 Azeras em média nos últimos dois meses. E são modelos mais caros que o hatch.

As chances de isso acontecer são grandes porque trata-se de um segmento um tanto maltratado pelas grandes marcas. O líder, como dissemos, o Astra, está no mercado há mais de 10 anos e nem compete diretamente com os demais. O 2º colocado é o Golf, que é contemporâneo do próprio Chevrolet. E os novos produtos do segmento não mudaram isso: o C4 Hatch ainda galga postos, o Vectra GT não acrescentou muito e o novo Focus, o mais promissor, depende da vinda do motor 1.6 Flex para mudar seu panorama.

Talvez esteja aí o ponto mais delicado no i30, o fato de não ser bicombustível. A falta dessa opção – ainda mais quando todos os concorrentes terão (falta apenas o Focus) –
 pode ser o argumento desfavorável do modelo coreano. Mas a Hyundai certamente tem uma carta na manga: o i30 chegou com preço mais baixo que seus rivais, porém, acredita-se que esses valores podem cair ainda mais e aí não há motor flex que compense um desconto agressivo.

Ficha técnica

Hyundai i30 2009 GLS 2.0 16V gasolina automático 4p
Preço R$ NaN (08/2019)
Categoria Hatch médio
Motor 4 cilindros, 1975 cm³
Potência 143 cv a 6000 rpm (gasolina)
Torque 19 kgfm a 4600 rpm
Dimensões Comprimento 4,245 m, largura 1,775 m, altura 1,48 m, entreeixos 2,65 m
Peso em ordem de marcha 1305 kg
Tanque de combustível 53 litros
Porta-malas 380 litros
Veja ficha completa

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!