Hyundai i30 deve ganhar motor 1.8 até o final do ano
Modelo traz bom design e uma farta lista de itens, mas preço alto não combina com o fraco motor 1.6 de 122 cv, o mesmo do HB20
A categoria dos hatches médios no Brasil está pegando fogo. O segmento agora conta com as novas gerações do Volkswagen Golf e Ford Focus, modelos que elevaram o nicho para um novo patamar de tecnologia e desempenho. Quem não alcançar a dupla vai perder espaço e quem já está se mexendo é a Hyundai com o i30.
Com um design atraente e fartamente equipado de série, o i30 tem no seu motor 1.6 16V flex de apenas 128 cv um fator que o coloca em desvantagem em comparativos de performance com praticamente todos os seus rivais - esse propulsor é o mesmo usado no HB20.
Avaliação: Novo Golf demorou, mas veio com tudo
Uma fonte ligada a Hyundai revelou ao AUTOO que uma versão do i30 com motor 1.8 16V flex com cerca de 150 cv já está praticamente pronta e deve chegar ao Brasil até o final deste ano. Esse propulsor, que já é usado no hatch à venda nos Estados Unidos (mas movido somente a gasolina) pode servir de incentivo para os compradores brasileiros voltarem seus olhos ao modelo coreano, que nem de longe vende como a geração passada, que chegou até a liderar a categoria no tempo em que foi oferecido.
Avaliação: Novo Focus chega na sombra do Golf VII
Além da falta de potência, o novo i30 é bem caro. A versão mais barata tem preço inicial de R$ 72.000 e a top vai a R$ 90.000, sempre com o motor 1.6 litro associado ao câmbio automático sequencial. O modelo atualmente é o sexto colocado da categoria, com cerca de 4.500 unidades emplacadas em 2013, entre janeiro e agosto.
Assessoria de imprensa da marca para o mercado nacional ainda não confirma a chegada do i30 com motor 1.8 ao Brasil.