Hyundai HB20 vai mudar para recuperar espaço no mercado; veja como será
Nova geração do hatch compacto ficará bem diferente do atual, com fortes rivais pela frente
A atual geração do Hyundai HB20 foi lançada em julho de 2022 e já pede mudanças para continuar disputando pelos primeiros lugares no ranking dos hatches compactos mais vendidos. Em fevereiro de 2025, o modelo da marca coreana ficou atrás dos principais rivais, com 4.561 unidades vendidas, bem menos que as 7.961 do Volkswagen Polo, o líder do segmento.
VEJA TAMBÉM:
Além do Polo, o Hyundai HB20 também perdeu para o Fiat Argo (6.307) e para o Chevrolet Onix (4.715), que sofre com paralisações na fábrica da GM e está em fase de mudança para versão renovada, que vai chegar entre o final do primeiro semestre e o início do segundo.Com isso, o modelo da marca coreana vai ter mudanças em 2026.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Pelas projeções do designer Kleber Silva é possível ter uma ideia de como ficará a nova geração do hatch compacto, que passará a adotar uma nova linguagem de estilo, seguindo o padrão de lançamentos recentes da marca, como os crossovers Kona e Bayron.
Serão linhas bem mais ousadas que as do atual HB20 e é bem provável que o carro seja oferecido logo de cara em pelo menos uma versão híbrida leve. Será fruto de uma parte do investimento de US$ 1,1 bilhão até 2032, que foi anunciado há um ano pelo o CEO global da companhia, Euisun Chung.
Interior mais caprichado

Imagem: Projeções/ Kleber Silva
Entre os detalhes que mais chamam atenção estão os faróis embutidos no para-choque, com recortes profundos em direção ao para-lama, bem como a barra de LED na frente, em posição elevada. Há também vincos profundos a partir da porta traeira em direção à coluna, compondo um conjunto bem arrojado.
A traseira também será bem diferente da atual, com uma tampa traseira que parece ter saído de um nochback, contribuindo bastante também com o aspecto nada convencional. As lanternas de LED seguem o estilo arrojado e contam com mais uma barra de LED que atravessa toda traseira do carro.
Por dentro, a nova geração do Hyundai HB20 deve ser mais caprichada. A imagem acima é uma projeção da suposta versão esportiva N-Line, então, esqueça as hastes grandes atrás do volante para trocas de marchas sequenciais, entre outros detalhes.
Mas o cluster digital com tela parorâmica deverá estar lá, bem como os novos comandos no console central, os controles do ar-condicionado digital e o volante multifuncional, tudo para ficar de acordo com a concorrência mais forte que vem por aí, leia-se novo Chevrolet Onix e os novos modelos da Fiat que vêm por aí.
No conjunto mecânico, a principal novidade deverá ficar por conta do sistema híbrido leve. O motor 1.0 com injeção direta da linha HB20 se mantém atual e acabou de ser recalibrado para poder atender às novas normas de emissões que entraram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Antes, o 1.0 turboflex entregava 120 cv, mas agora, com gasolina, ficou com 115 cv. No etanol, a potência continua a mesma, com 120 cv, mas a alteração foi sentida no consumo e desempenho com gasolina. Agora, resta apenas aguardar por mais novidades sobre o novo HB20, que terá grandes desafios pela frente.

Imagem: Projeções/ Kleber Silva