Hyundai HB20 Sense Plus 1.0 e VW Polo Track 1.0 MPI. Qual é mais vantajoso?

Hatches de entrada são econômicos no dia da dia e vendem bem; confira os prós e contras
Volkswagen Polo Track e Hyundai HB20 Sense são as versões mais em conta dos hatches hoje em dia

Volkswagen Polo Track e Hyundai HB20 Sense são as versões mais em conta dos hatches hoje em dia | Imagem: Divulgação

Entre os hatches mais vendidos do Brasil, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo são imbatíveis e estão entre os três mais vendidos se for levarmos em conta o acumulado de 2024. Em primeiro lugar do ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) assume o Polo e em terceiro colocado está o HB20.

VEJA TAMBÉM:

De acordo a entidade, o modelo de entrada da VW vendeu em julho nada mais do que 12.543 unidades, enquanto que o carro da Hyundai somou 7.228 exemplares, perdendo para o Chevrolet Onix (7.423) e o vice Fiat Argo (8.663). No acumulado até julho, Polo veio disparado com 70.405 emplacamentos, seguido do Onix (51.026), e HB20 (49.924). O Argo assumiu a quarta posição com 48.284 unidades vendidas.

Na linha 2023, tanto o da Volkswagen quanto o da Hyundai foram reestilizados para se manterem na liderança. De um lado, a estratégia da marca alemã foi de lançar a versão de entrada Track, com preço mais competitivo; hoje um 0 km sai por R$ 89.990. Do outro, a Hyundai resolveu se concentrar mais na reestilização do conjunto frontal, já que o anterior - apelidado de bagre - dividia opiniões. Um novinho em folha atualmente tem preço de R$ 88.990.

Apesar dessa diferença de R$ 1 mil entre os dois, por trás deles escondem alguns dos principais pontos positivos que somarão no final deste combate e dará o troféu ao vencedor. Confira quem leva!

1- CONSUMO

No consumo, o Polo, equipado com câmbio mecânico de cinco marchas, em parceria com o motor 1.0, 12 válvulas, aspirado de três cilindros, faz 9,3 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, são 13,5 km/l e 15 km/l, respectivamente.

O HB20 também traz o 1.0 12v de três cilindros associado à transmissão mecânica de cinco velocidades. Porém é ligeiramente mais contido no consumo. Cumpre a mesma tarefa em 9,6; 10,4; 13,5 e 14,6 km/l, nessa ordem. Por isso, o VW leva a melhor.

2- ESPAÇO INTERNO

Ponto novamente para o Polo no quesito espaço interno. Com 4,07 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, o aproveitamento de espaço é superior. O porta-malas comporta 300 litros.

O HB20 é menor e tem: 4,01 m; 1,72 m; 1,47 m e 2,53 m, nessa sequência. Também comporta 300 litros, mas o mais importante a ser pontuado aqui é que o VW é maior do que o Hyundai, possibilitando um melhor espaço interno. Portanto, 2x0 para o Polo.

3- POTÊNCIA E TORQUE

O hatch da VW está determinado a vencer a disputa e, por isso, pontuou novamente neste tópico com 3x0. O 1.0 de três cilindros e 12v gera 84 cv de potência no etanol e 77 cv quando colocado a gasolina. O torque é de 10,3 e 9,6 kgfm, respeitando esta ordem. Isso faz com que ele vá de zero a 100 km/h em 13,4 s e atinja a velocidade máxima de 169 km/h. O HB20 com 80/75 cv e 10,2/9,4 kgfm é mais lento. No 0-100 km/h faz 14,6 s e velocidade final de 161 km/h.

4- EQUIPAMENTOS PRINCIPAIS

Tentando reagir, o HB20 finalmente pontua e traz como ponto forte a extensa lista de itens de série que é mais recheada ao do rival da VW. O hatch vem de série com seis airbags, sendo dois dianteiros, dois laterais dianteiros e dois de cortina (o VW tem 4 airbags, dois dianteiros e dois laterais dianteiros), além de controlador de velocidade de cruzeiro (vulgo piloto automático) e limitador de velocidade, computador de bordo, Sinalização de frenagem de emergência (ESS) e muito mais. Assim, o placar está em 3x1.

5- SERVIÇOS DE PÓS-VENDA

A Hyundai responde novamente na disputa e dá cinco anos de garantia, sem limite de quilometragem. A revisão programada da primeira revisão, por exemplo, sai por R$ 318,18 que inclui as trocas de óleo, anel de vedação, líquido de arrefecimento e filtros.

A VW, oferece três anos, também sem limite de quilometragem, e com a primeira revisão (10 mil km ou 12 meses) saindo por R$ 735,49, inclusas substituição do óleo, filtros, anel, bujão, mais a inspeção de bateria, freios, motor, eixos etc. Nesse caso, vitória de 3x2 para o Polo.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

 

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise