Hyundai HB20 estreia versão R spec
Novidade ficará posicionada logo abaixo da opção Premium e foca no público que busca visual esportivo
Pensando no potencial de um nicho que responde por 25.000 unidades vendidas por ano, a Hyundai decidiu entrar no segmento dos hatches compactos “esportivados”, aquelas versões que oferecem apenas o visual mais trabalhado, como por exemplo a linha Sporting da Fiat. Quem foi ao Salão de São Paulo em 2014 viu que a marca antecipou esse movimento por meio do protótipo R spec, que serviu para batizar a nova versão do HB20.
“A série especial Spicy foi muito bem aceita, tanto que a gente programou apenas 3.000 unidades e no fim acabamos vendendo 4.200. Logo, isso mostra que existe demanda pelo HB20 com visual mais esportivo”, explica Rodolfo Stopa, gerente de produto da Hyundai.
E a receita da sul-coreana para o HB20 R spec, como manda a cartilha das montadoras, surte um bom resultado, mas sem cair nos erros que alguns exageros podem ocasionar. As principais atrações do R spec residem na nova grade dianteira, de ótimo efeito visual, e na cor Vermelho Chilli perolizada. Os dois itens são exclusivos da nova versão.
Por dentro, a Hyundai criou o chama “pacote Red Sport”, que reúne o revestimento interno de couro com costuras vermelhas, painel na cor preta, maçanetas com acabamento preto brilhante e detalhes vermelhos no rádio. O sistema de som, por sinal, apresenta uma certa incoerência. Por se tratar de um modelo com apelo esportivo, portanto voltado para um público mais jovial, seria lógico que o HB20 R spec contasse com uma central multimídia. Pois é, seria. Como a Hyundai resolveu posicionar o R spec logo abaixo da versão Premium, ele traz apenas o rádio blueAudio. Ao menos o aparelho não deixa de ser bem completo e conta com Bluetooth, entradas auxiliares e comandos no volante.
Um item que poderá passar batido para os olhares menos atentos, mas que faz diferença no painel de intrumentos do HB20 R spec, diz respeito aos marcadores de combustível e da temperatura do líquido de arrefecimento, que, ao contrário dos demais HB20, são analógicos. O acabamento dos pedais é de alumínio, enquanto o freio de mão recebe finalização de cromo acetinado. Já no teto, destaque para a antena no formato “barbatana”. Complementam o visual R spec a ponteira do escamento cromada, o para-choque traseiro exclusivo, as rodas de liga leve aro 15” e as pinças de freio com pintura vermelha.
Como é de se esperar, o HB20 R spec será oferecido somente com motor 1.6 16V de até 128 cv e 16,5 kgfm com etanol, porém será possível optar entre as transmissões manual e automática, ambas com 6 marchas. Até o momento a Hyundai não divulgou os preços do Hyundai R spec, porém, como ele ficará entre as configurações Comfort Style e Premium, podemos apostar em algo em torno de R$ 53.000 para o R spec manual e R$ 57.000 para o automático.
As vendas começam logo após o Carnaval e, além do Vermelho Chilli, o HB20 R spec estará disponível nas cores Branco Polar (sólido), Prata Metal e Azul Sky (perolizada).