Hyundai HB20 e outros 4 carros usados mais desejados do Brasil; veja a lista
Modelos acessíveis aos brasileiros, hatches lideram entre os mais vendidos há muito tempo
O mercado de carros usados não para de crescer. Essa constatação é reforçada pelo levantamento de outubro da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
No mês, apenas no segmento de automóveis foram 913.723 transações, ou um crescimento de 8,33% em comparação a setembro.
VEJA TAMBÉM:
Em relação ao ano passado, a alta foi ainda mais significativa com uma elevação de 17,5%, considerando o mês de outubro de 2023 com 2024. Isso prova que o brasileiro tem buscado por opções mais baratas sem deixar de lado o custo-benefício oferecido.
E, como não poderia ser diferente, os hatches compactos são os modelos mais negociados no mercado de usados, afinal estão entre os mais acessíveis ao consumidor.
Confira abaixo quais deles lideraram a lista dos mais vendidos do Brasil.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
1º- Volkswagen Gol – 67.897 unidades
Imagem: Divulgação
O Volkswagen Gol é um exemplo de sucesso no Brasil. Não é por acaso que ele foi o carro mais comercializado em território nacional por 27 anos consecutivos.
Sua história começou em 1980 e durante os 42 anos de produção, o hatch conseguiu acumular nada menos do que 6.473.864 unidades fabricadas. O sucesso vem de sua robustez, aliado ao bom custo-benefício, já que muitas de suas peças são baratas e intercambiáveis com outros modelos da marca.
Fora a manutenção fácil e barata, o Gol também está entre os carros populares mais econômicos do Brasil. Tomando como exemplo o último ano de produção, em 2023, ele tem o consumo de 9,4 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada quando abastecido com etanol.
Com gasolina, ele faz impressionantes 13,7 km/l no ciclo urbano e 15,2 km/l no rodoviário. Nesse caso, o motor é o 1.0 de três cilindros com 84 cavalos de potência (etanol) e 77 cv (gasolina). Com tudo isso, ele ocupa a 1ª posição entre os cinco carros usados mais vistos dessa lista.
2º- Fiat Palio – 38.032 unidades
Imagem: Divulgação
Outro hatch que ganhou respeito dos brasileiros foi o Fiat Palio. Com mais de 20 anos de história (1996 a 2017), o hatch da Fiat está longe de ser esquecido.
Ocupando a vice-liderança dos mais negociados do Brasil, ele é uma das opções mais racionais para aqueles que almejam um carro barato, econômico e de fácil revenda. Igualmente ao campeão dessa lista, ele também conta com algumas peças compartilhadas com outros modelos populares da empresa.
A vantagem do Fiat Palio em relação ao Gol está no conforto e melhor posição de dirigir, mas perde em economia de combustível. No último ano de produção, em 2017, a versão Attractive, por exemplo, percorre 7,9 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol e, com gasolina, consome 11,2 km/l no ciclo urbano e 13,2 km/l no rodoviário.
Diferente do Gol, o Palio conta com motor de quatro cilindros, mantendo a mesma litragem 1.0. Em termos de potência, ele é ligeiramente mais fraco com 75 cv de potência com etanol e 73 cv com gasolina.
3º- Fiat Uno – 35.919 unidades
Imagem: Divulgação
Há mais tempo no mercado do que seu sucessor, a Fiat bem que tentou aposentar o Uno com a chegada do Palio em 1996, mas o veterano ainda rendia bons lucros como carro-chefe da fabricante. O segredo estava no preço acessível e na sua mecânica resistente e com peças baratas e fáceis de serem encontradas.
A ‘botinha ortopédica’ da Fiat surgiu em 1985 no Brasil e manteve basicamente o mesmo desenho - obra do designer italiano Giorgetto Giugiaro - até o fim de produção, em 2013. A segunda geração, surgida em 2010, ficou mais moderna, mas procurou manter os traços originais que a consagrou.
Mas grande parte desse sucesso se deve à economia que este clássico da Fiat oferece, seja com peças e manutenção, seja com consumo de combustível.
Tomando como exemplo a segunda e última fase do Uno, que encerrou em 2021, o Fire 1.0 de quatro cilindros faz 8 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, no etanol. Na gasolina, são 11,6 km/l e 13,4 km/l, respectivamente, sempre segundo o Inmetro.
4º- Chevrolet Onix – 33.073 unidades
Imagem: Divulgação
O Chevrolet Onix traz inúmeras qualidades que faz com que seja um dos modelos mais bem-sucedidos em vendas do Brasil, seja novo ou usado, como é o foco desta lista.
A segurança é uma delas, tendo em vista que ele foi bem avaliado no teste de colisão mais respeitado da América Latina, o Latin NCAP. Além disso, não podemos nos esquecer que a economia de combustível que, indiscutivelmente, também pesa a favor.
O Chevrolet Onix usado pode ser encontrado com motorização de 1 litro a 1,4 l. Na ala das mais econômicas, a primeira opção é a 1.0 de três cilindros e aspirada (82/78 cv) que junto ao câmbio mecânico de seis marchas traz um dos melhores consumos da categoria: 9,3 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada (etanol) e 13,3 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada (gasolina), pelo Inmetro.
A outra é a 1.0 12V de três cilindros turbinada (116/116 cv) também associada à caixa manual de seis machas: são 9,1 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (etanol) e 13,1 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada (gasolina).
5º- Hyundai HB20 – 27.034 unidades
Imagem: Divulgação
Ocupando a 5ª posição dos mais comprados pelo brasileiro, o HB20 não poderia ficar de fora dessa lista. O hatch é o primeiro carro popular da Hyundai e vem sendo bem aceito por quem faz dele uma compra honesta e inteligente.
Ele é fabricado no Brasil desde 2012 só trouxe vantagens como revisão programada, como também a garantia de cinco anos para os modelos zero-quilômetro. E esse benefício é um conforto e segurança àqueles que pensam em trocar o seu carro por um modelo mais novo. Por exemplo, se você comprar um 2022, ainda terá pela frente mais dois anos de benefício pela frente.
Além disso, vem com vários itens de série em todas as versões e o melhor de tudo isso é o conforto e baixo consumo de combustível. Até motor 1.0 turbo de 120 cv ele traz.
Está disponível a partir das versões intermediárias que pode ser associado ao conforto do câmbio automático, de seis marchas. Conforme o Inmetro, a versão 1.0 turboflex faz 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina, são 11,8 km/l e 14 km/l, nessa ordem.