Hyundai HB20 1.6 ainda é fabricado no Brasil, mas você não pode comprar

Movido a gasolina com 123 cv, hatch é feito em Piracicaba, mas não chega às lojas; entenda
Hyundai HB20 da linha 2025 aparece como o carro mais vendido na primeira quinzena de junho

Hyundai HB20 da linha 2025 aparece como o carro mais vendido na primeira quinzena de junho | Imagem: Divulgação

Se você for a uma concessionária Hyundai só vai encontrar o HB20 com motores 1.0 aspirado de três cilindros com 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque e 1.0, também de três cilindros, mas dotado de turbo. Neste caso, o propulsor entrega 120 cv e 17,5 kgfm. Da mesma fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo, o hatch também recebe um motor 1.6, mas este você não pode comprar.

Isso acontece porque toda a produção de HB20 1.6 é destinada à exportação e acabou de chegar à Argentina. Além do país vizinho, o hatch também é exportado regularmente para Colômbia, México, Paraguai e Uruguai.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Primeiro lote de Hyundai HB20 brasileiros chega à Argentina
Primeiro lote de Hyundai HB20 brasileiros chega à Argentina
Imagem: Divulgação

As vendas do HB20 no mercado argentino começam em dezembro. A primeira versão a ser comercializada é a hatchback, com motor 1.6 aspirado a gasolina, de 123 cv e potência e 15,5 kgfm de torque. Haverá opção de transmissão manual ou automática, sendo ambas de seis velocidades.

Como itens de segurança, são de série seis airbags, freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e piloto automático com limitador de velocidade. Algumas configurações também contarão com detector de fadiga do motorista e sistema de frenagem autônomo.

Hyundai HB20 com motor 1.6 destinado ao mercado argentina no fábrica brasileira
Hyundai HB20 com motor 1.6 destinado ao mercado argentina no fábrica brasileira
Imagem: Divulgação

VEJA TAMBÉM:

Aqui no Brasil, o motor 1.6 não é oferecido mais desde agosto de 2021. Como ele era flex, rendia até 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque. Desde então, toda a linha passou a ser oferecida somente com motor 1.0. O 1.6 aspirado de quatro cilindros era vendido até outubro no Creta Action, que saiu de linha.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023