Hyundai estreia família de elétricos com o Ioniq 5
Fabricante apresenta o seu rival para Ford Mustang Mach-E e VW ID.4
A Hyundai apresentou nesta segunda-feira (24) uma novidade interessante dentro do seu portfólio global. Trata-se do Ioniq 5, primeiro modelo da família de produtos 100% elétricos da fabricante sul-coreana.
Como muitas rivais estão fazendo, a Hyundai também preparou um modelo repleto de recursos e soluções interessante para ajudar na migração do público rumo aos carros com propulsão não poluente.
O Ioniq 5 foi desenvolvido sobre a inédita plataforma E-GMP (Electric-Global Modular Platform), a qual, segundo a Hyundai traz como uma de suas vantagens o espaço interno otimizado e a alta performance do conjunto. Em sua configuração topo de linha, o Ioniq 5 contará com dois motores elétricos (um por eixo para conferir tração integral ao modelo), 324 cv de potência e generosos 61,6 kgfm de torque. Segundo a Hyundai, o Ioniq 5 nessa configuração é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (60 mph) em “menos de 5 segundos”, declara a empresa.
Amplamente configurável, o modelo será oferecido com uma bateria de 77,4 kWh e terá opção de apenas um motor elétrico posicionado no eixo traseiro, nesse caso entregando mais de 480 km de autonomia. Na variante com dois motores citada no parágrafo anterior, o alcance cai para pouco mais de 430 km. A Hyundai declara que o Ioniq 5 terá velocidade máxima de 185 km/h e capacidade de reboque para 680 kg.
Para otimizar as recargas, o Ioniq 5 está preparado para suportar infraestruturas que operem até mesmo em 400V ou 800V. Em eletrepostos trabalhando com potência de 350 kW, é possível efetuar uma recarga da bateria de 10% até 80% em apenas 18 minutos.
Recurso interessante oferecido pelo Ioniq 5 é a função V2L (Vehicle-to-Load), que permite compartilhar a energia da bateria principal do carro para alimentar outros dispositivos elétricos. É possível, com a tecnologia, ceder energia do carro para uma bicicleta elétrica, por exemplo, ou conectar eletrodomésticos durante um acampamento.
Com um visual bem peculiar, quase um meio termo entre um hatch e um SUV, o Ioniq 5 é classificado pela Hyundai como um crossover. O modelo mede 4,64 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,60 m de altura. Considerando o espaço bem menor que o conjunto propulsor elétrico ocupa no veículo, o Ioniq 5 conta com um destacado entre-eixos de exatos 3 metros, o que confere ao crossover uma cabine extremamente espaçosa, confortável e muito versátil para os passageiros. Segundo a Hyundai, o Ioniq 5 consegue superar com folga o volume de espaço para os ocupantes oferecido pelo Volkswagen ID.4 e o Ford Mustang Mach-E, seus concorrentes diretos.
O porta-malas é outro ponto favorável do Ioniq 5, entregando 770 litros segundo o padrão de medida norte-americano, que permite levar em conta a capacidade até do compartimento considerando o piso até o teto.
Após a estreia do Ioniq 5, a Hyundai já confirmou que a nova família de automóveis puramente elétricos vai ganhar em breve a companhia do Ioniq 6, um sedã de porte médio-grande semelhante a produtos como o Honda Accord e Toyota Camry, além do Ioniq 7, que será um SUV grande.