Hyundai Creta renovado e outros 9 SUVs lançados em 2024; relembre
Em outubro, SUV da marca coreana estreou no Brasil. Confira as outras principais novidades do segmento
Com um mercado cada vez mais promissor, os SUVs estão cada dia mais presentes e, no Brasil, não poderia ser diferente. O Renault Kardian, por exemplo, lançado em março de 2024, vem demonstrando força no segmento e, em novembro, teve o seu melhor resultado. Foram 4.287 unidades, uma alta de quase 40% comparado ao mês anterior.
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Também houve o lançamento do Hyundai Creta renovado, com novo visual, com linhas mais comportadas que as do polêmico modelo anterior. Entre as novidades, o carro passou a ter motor 1.6 turboflex, com injeção direta de combustível. Confira abaixo os 10 principais SUVs vendidos no Brasil em 2024.
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1- Renault Kardian
Imagem: Divulgação
O Renault Kardian chegou ao Brasil em março de 2024 em quatro versões, todas dotadas do mesmo motor turbo TCe 1.0 flex, com três cilindros e injeção direta de até 125 cv com opção de câmbio manual ou automático de seis marchas.
Na versão manual, o crossover da Renaut pode fazer 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol e 12,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Já a automática, faz 9 km/l, 9,7 km/l, 13,1 km/l e 13,9 km/l, nessa mesma ordem e sempre conforme dados do Inmetro.
2- Chevrolet Equinox
Imagem: Divulgação
Recém-lançado, o Chevrolet Equinox chegou totalmente repaginado ficando mais esportivo. Disponível em duas versões, RS e Activ, o SUV possui propulsor a gasolina 1.5 turbo de 177 cv, um ganho de 5 cv ao do modelo anterior, ligado por um câmbio automático de oito marchas - o modelo antigo tem seis velocidades.
Independente da opção, a tração é sempre 4x4 sob demanda. Em rendimento de combustível, são 9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada, segundo dados do Inmetro.
3- Citroën Basalt
Imagem: Divulgação
O SUV cupê Citroën Basalt surgiu em outubro de 2024 e conta com duas opções de motores, uma aspirada flexível 1.0 de três cilindros de até 75 cv, com câmbio manual de cinco marchas e outra turbinada, também tricilíndrica, 1.0 de até 130 cv.
No sistema de transmissão, outro destaque fica por conta do câmbio automático CVT, que simula sete marchas. A primeira opção traz um consumo de 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada (etanol) e 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada (gasolina). A segunda faz 9,3 km/l, 10,2 km/l, 13 km/l e 14,6 km/l.
4- Fiat Pulse/Fastback Hybrid
Imagem: Divulgação
Em novembro, a Fiat lançou numa tacada só a dupla de SUVs Pulse e Fastback com sistema híbrido leve, os primeiros do grupo da Stellantis. Disponível nas versões Audace e Impetus, os SUVs trazem motor 1.0 GSE T3 turbo flex de três cilindros de até 130 cv que trabalha junto a um sistema híbrido leve de 12 Volts de 4 cv.
O consumo do Pulse com sistema micro-híbrido é de 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol e, na gasolina, 10,2 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro.
5- VW T-Cross
Imagem: Divulgação
O Volkswagen T-Cross ganhou a sua primeira reestilização em maio deste ano, com mudanças na área frontal com novo desenho e adoção de faróis e lanternas em Led atualizados, além de outras novidades na parte do acabamento interno. Com quatro configurações, o SUV tem duas motorizações turbinadas 1.0 de 128 cv e 1.4 de 150 cv, ligadas pela transmissão automática de seis velocidades.
Na primeira, o consumo é de 8,2 km/l na cidade e 10,1 km na estrada e 11,9 km/l no ciclo urbano e 14,3 km/l no rodoviário. Na mais potente, os dados levantados pelo Inmetro são: 8,1 km/l, 10,1 km/l, 11,6 km/l e 14,3 km/l, nessa ordem.
6- Hyundai Creta
Imagem: Divulgação
Em outubro de 2024, o Hyundai Creta chegou totalmente reformulado e com novo motor turbo flex 1.6 TGDi de quatro cilindros de até 193 cv que tem consumo de 8,3 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada (etanol) e 11,9 km/l e 12,6 km/l (gasolina), respectivamente. Além desse, há o três-cilindros 1.0 Kappa turbo flex de 120 cv (8,3 km/l, 9,1 km/l, 11,9 km/l e 12,6 km/l).
Atualmente, a linha se concentra em cinco versões, todas muito bem equipadas e com garantia de fábrica de até cinco anos.
7- Peugeot 2008
Imagem: Divulgação
O Peugeot 2008 é vendido no Brasil desde 2015 e só no segundo semestre de 2024 ganhou a segunda geração, que passou a vir importada da Argentina. Atualmente, a linha se concentra em quatro versões, todas com motor 1.0 turbo flex de até 130 cv com consumo de 8,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada (etanol) e 12,3 km/l e 13,7 km/l (gasolina), nessa sequência.
Além dessas, a marca também trouxe este ano a versão elétrica reestilizada que possibilita até 261 km de autonomia (Inmetro).
8- GWM Haval H6 Plug-in
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O GWM Haval H6 na versão PHEV19 chegou em junho de 2024. A opção veio como um modelo intermediário na linha do SUV híbrido plug-in. Como o nome sugere, a diferença está na capacidade das baterias, 19 kWh que ajudam a tracionar as rodas dianteiras. O conjunto é formado pelo motor elétrico dianteiro de 177 cv que, aliado ao propulsor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv, rende até 326 cv de potência combinada.
Além da PHEV 19, o Haval H6 é vendido nas variantes HEV2 (com tração dianteira, bateria de 1,6 kWh e 243 cv) e a PHEV34 (tração integral, 34 kWh e 393 cv).
9- Volvo EX30
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O Volvo EX30 chegou ao Brasil em junho de 2024. O modelo 100% é vendido em três versões e dois tipos de motorização: Single Motor e Single Motor Extended Range (276 cv e 35 kgfm) fazendo de 0 a 100 km/h em 5,7 e 5,3 segundos, nessa ordem.
Outra diferença está nas baterias com capacidades de 51 kWh (com autonomia de 250 km) e 69 kWh (338 km) e do tempo de carregamento, 6 e 8 horas em tomadas domésticas.
10- BYD Song Pro
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Importado da China em meados de 2024, o BYD Song Pro é um híbrido PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) equipado com motor 1.5 aspirado a gasolina de 98 cv aliado a outro elétrico de 197 cv, com potência combinada de 235 cv.
Além do consumo que pode chegar a 15,2 km/l na cidade e na estrada 12,2 km/l, segundo o Inmetro, o SUV chinês traz qualidades como conforto, acabamento esmerado, bom nível de equipamentos e, claro, a garantia de seis anos.