Hyundai Creta Grand: mexicanos aprovam o inédito SUV 7 lugares
Modelo derivado do novo Creta está cotado para ser fabricado no Brasil
Com uma proposta muito interessante e alinhada a um segmento que deverá ser promissor aqui no Brasil nos próximos anos, o Hyundai Creta Grand estreou recentemente no México e é um modelo que requer nossa atenção, uma vez que apurações sinalizam que o SUV 7 lugares poderá ser produzido pela Hyundai no Brasil a partir do fim do ano que vem.
O mexicano Motorpasión divulgou uma interessante avaliação do Hyundai Creta Grand em sua configuração topo de linha por lá, denominada Limited e com preço sugerido de 498.900 pesos, pouco mais de R$ 136 mil em uma conversão direta. O SUV também pode ser adquirido no México no catálogo GLS Premium, que custa 455.000 pesos, cerca de R$ 124 mil.
O Motorpasión começa sua avaliação relatando o fato de que o Creta Grand mantém plenamente seu vínculo com o SUV compacto 5 lugares que conhecemos, inclusive preservando elementos de estilo na dianteira e na traseira, sendo que o Creta Grand conta com 20 cm a mais no comprimento para acomodar os 7 lugares.
Sobre a terceira fileira de assentos, os mexicanos aprovaram a grande diferencial do SUV. Segundo eles, ela está na média do que pode ser encontrado por lá em modelos como o Mitsubishi Xpander ou o Suzuki Ertiga, porém apresentou nível de conforto suficiente.
“Na verdade, gostei no Creta Grand da posição em que você está sentado. Seus joelhos não chegam nem perto da mandíbula e, embora batam no encosto dianteiro - tenho 1,70 m -, você tem um bom lugar para dobrar os pés sob o assento à sua frente”, brinca Gerardo García, responsável pela avaliação.
O profissional também relata como pontos positivos a boa quantidade de “amenidades” para os passageiros na terceira fileira. Entre elas figuram porta-copos, portas USB para recarga de dispositivos eletrônicos e até controle da intensidade do ar-condicionado.
Com os 7 assentos em uso, o porta-malas do Creta Grand ainda tem espaço para 180 litros de bagagem, o que não deixa de ser ruim já que permite acomodar ao menos algumas mochilas.
As mesmas “amenidades” também são observadas na segunda fileira, que, inclusive, traz ajuste longitudinal para equilibrar melhor o espaço entre todos os ocupantes. Quem viaja por ali também encontra práticas mesas com porta-copos, saídas de ar e também entradas USB.
No restante da cabine, pontuam os mexicanos, encontramos exatamente o mesmo acabamento e design do Creta tradicional, como a tela da central multimídia com 10,25”, a aplicação de dois tons no painel e revestimento dos bancos, entre outros pontos.
O Creta Grand Limited agradou os mexicanos pelo alto nível de equipamentos, com destaque para os 6 airbags, teto solar panorâmico, carregador de smartphones por indução, painel de instrumentos digital, apenas para elencar os principais.
Sob o capô, o Creta Grand traz para o mercado mexicano somente a opção do motor 2.0 16V aspirado associado ao câmbio automático de 6 marchas.
Trata-se, portanto, do mesmo conjunto presente no Creta Ultimate nacional. Por aqui, o propulsor é flex e entrega até 167 cv e 20,6 kgfm de torque, portanto, caso a nacionalização do Creta Grand se confirme, é provável que ele também seja mantido sob o capô do modelo 7 lugares.
Na opinião do Motorpasión, o 2.0 16V mostrou-se “preparado para levar 7 pessoas”.
Os mexicanos destacaram que o motor entrega boas respostas em rotações mais altas, por volta de 4.000 rpm, porém o peso elevado do Creta Grand (1.440 kg) não o torna um SUV muito ágil. “Com 7 passageiros, o Creta Grand não será rápido, mas, graças ao bom torque que tem disponível, não será tão difícil para ele se mover”, ponderam.
Sobre a atuação do câmbio automático de 6 marchas, os mexicanos acrescentam que “não é uma transmissão rápida ou totalmente precisa, sendo que ela prioriza tanto a eficiência de combustível, com rotações mais baixas do motor, mas também é capaz de movimentar o conta-giros bem para cima quando o motorista solicita desempenho. Para melhorar a resposta, o melhor mesmo é o modo Sport”, detalha a Motorpasión.
Não há opção de tração integral no Creta Grand, porém o SUV é equipado, além dos programas de condução Normal, Eco e Sport, com algumas ajudas eletrônicas para a condução sobre lama, neve ou areia.
Em termos dinâmicos, pontuam os mexicanos, o Creta Grand é praticamente igual ao SUV 5 lugares, com uma suspensão desenvolvida para países onde o asfalto muitas vezes está longe da condição ideal.
A ressalva dos mexicanos fica por conta de uma certa suavidade extrema da suspensão, que, combinada com a maior altura da carroceria, provoca uma certa inclinação exagerada do Creta Grand dependendo da curva. “Simplesmente ele nos recorda que estamos em um veículo familiar sem qualquer pretensão esportiva”, analisam.
Rodando na cidade e sempre com gasolina, o consumo do Creta Grand na avaliação da Motorpasión ficou em torno de 10,5 km/l.
Em seu texto, o jornalista Gerardo García propõe se vale a pena pagar a diferença em torno de 10% entre um Creta convencional em relação ao novo Creta Grand 7 lugares. Segundo ele, a resposta é sim, em especial por se tratar de um “SUV mais sólido em termos de segurança e motorização, sem poupar em equipamentos e no nível de versatilidade”.
Vamos ver se, aqui no Brasil, o Creta Grand será capaz de repetir a boa impressão.