Hyundai Creta enfrenta Jeep Renegade: qual dos SUVs se sai melhor?
Modelo da marca coreana recebe uma série de mudanças e se fortalece diante o rival
Os que não gostam de SUVs precisam saber que a participação deles no mercado atual já está acima de 50%. De acordo com números da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), em janeiro de 2025 os utilitários esportivos ficaram com 58,5% do total das vendas de automóveis e comerciais leves. Então, lá vamos nós em mais um comparativo de SUVs, depois de termos confrontado sedãs e crossovers.
VEJA TAMBÉM:
Escolhemos o recém-lançado Hyundai Creta Ultimate 1.6 (R$ 196.990) e o Jeep Renegade Night Eagle 1.3 (R$ 176.990), que faz parte da linha 2025. O modelo da marca coreana é mais moderno, bem equipado e eficiente que o rival, mas vamos detalhar isso mais adiante. O veterano da marca norte-americana fez grande sucesso logo depois do lançamento, há quase 10 anos, já pede uma série de mudanças e tem um público fiel.
Fica claro que o Hyundai Creta é um SUV compacto superior ao Renegade logo de cara. A reestilização recente fez bem ao modelo, que passou a ter um desenho mais harmonioso, sem a ousadia que fez muita gente torcer o nariz. A frente com luzes de LED diurnas em posição elevada ficaram bem distribuídas e contrastam com a ampla grade pintada de preto brilhante.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Várias diferenças entre os dois SUVs

Imagem: Divulgação
No Jeep Renegade não há novidades, embora seu estilo já esteja consagrado, principalmente entre os fãs do modelo, pela pegada mais retrô com toques de modernidade, notada pelos LED nos faróis circulares. Nesta versão Night Eagle há uma combinação detalhes escurecidos, entre os quais as rodas de aro 18.
Por dentro do Creta, mais um banho de modernidade e capricho. O painel tem tela panorâmica de 10,25 polegadas que fica em uma peça unida ao cluter digital e configurável, podendo até imitar instrumentos de fundo branco e ponteiros pretos. Também é elogiável e boa ergomia e o nível de equipamentos, o que inclui até bancos ventilados, teto solar panorâmico e saídas de ar para os passageiros do banco traseiro
O Renegade se mostra mais modesto e sem nada de novo, mantendo a já conhecida central multimídia de 7 polegadas, volante multifuncional com botões do volume do som escondidos na parte de trás de um dos raios do volante, partes interna de plástico duro e sem muita comodidade para quem vai atrás, apenas com uma entrada USB convencional.
Na questão do espaço, o SUV da Hyundai sai na frente de novo. Tem 2,61 metros de entreeixos (ante 2,58 m do Jeep), o que contribui com a habitabilidade, principalmente no banco traseiro. Além disso, o Creta tem porta-malas maior, de 422 litros, ante 320 litros do Renegade, mas ambos contam com bancos rebatíveis que ajudam na hora de acomodar a bagagem.

Imagem: Divulgação
Ponto positivo também para o conjunto mecânico do Hyundai Creta Ultimate, equipado com o eficiente motor 1.6 turboflex, com injeção direta de combustível e variador de fase do comando de válvulas tanto na admissão quanto no escape. Rende 193 cv e bons 27 kgfm de torque a meros 1.700 rpm, funcionando com câmbio automatizado, de dupla embreagem e sete marchas.
Por causa das novas leis de emissões, o bem conhecido motor 1.3 turboflex, do Jeep Renegade Night Eagle teve a potência reduzida de 185 cv para 176 cv com etanol, mas o torque se manteve nos 27,5 kgfm a 1.750 rpm. Entretanto, como a relação entre peso e potência é mais favorável ao Hyundai (7 kg/cv ante 8,4 kg/cv), o desempenho é melhor no Creta (0 a 100 km/h em 7,8 s contar 8,8 s do rival).
Para arrematar, o SUV da Hyundai ainda consegue mais mais econômico, quanto na cidade quanto na estrada, conforme dados do Inmetro. Faz 11,9 km/l de gasolina na cidade e 13,5 km/l na estrada, ante 11 km/l e 12,8 km/l do Jeep, respectivamente.
Veredicto

Imagem: Carlos Guimarães
O Hyundai Creta supera o Jeep Renegade com folga suficiente para justificar os R$ 20 mil de diferença de preço. Anda mais, consume menos, tem melhor espaço e uma lista de equipamentos bem mais completa, inclusive, de segurança. Apenas em trechos de terra é que o Renegade é melhor.