Hyundai Creta é flagrado com disfarces no exterior

SUV compacto foi visto na Índia camuflado em quase toda carroceria. Mudança no Brasil deve ocorrer em 2019
Hyundai Creta é flagrado na Índia: novidades podem chegar ao Brasil em 2019

Hyundai Creta é flagrado na Índia: novidades podem chegar ao Brasil em 2019 | Imagem: Reprodução/CarToq

O Creta, também conhecido como ix25, é hoje um dos modelos mais vendidos da Hyundai no Brasil, mas apesar de ter sido lançado há pouco mais de um ano, já acumula uma certa idade em seu projeto. A razão é que a marca sul-coreana demorou a trazê-lo para nosso mercado – no exterior, ele passou a ser vendido desde 2014, ou seja, dois antes que aqui.

É por isso que não surpreendem as imagens que vocês vêem aqui, mostrando um exemplar do Creta coberto por extensos disfarces que foi flagrado na Índia nos últimos dias, como mostra o site CarToq.

Para quem não sabe, a Índia tem se transformado numa espécie de “mercado irmão” do Brasil por compartilhar perfis de consumidores semelhantes. Sim, parece estranho, mas não só o Creta (que vende muito bem lá), como o EcoSport, Ka (Figo) e o Kwid também tem uma boa aceitação no país asiático.

Nesse caso (e em outros também), o Creta indiano chegou bem antes do brasileiro e por isso já é hora de uma reforma de meia idade. Normalmente, reestilizações leves ocorrem em elementos ópticos e na grade frontal, mas quando vemos um carro tão coberto é sinal de mais novidades, embora o pouco que é possível ver das lanternas indicam que parte do projeto foi mantido.

Segundo a imprensa local, o novo Creta ganhará faróis atualizados e uma grade com desenho mais próximo ao dos novos SUVs da Hyundai. Aposta-se também num interior revisado com mais itens tecnológicos de série.

E no Brasil?

O SUV desembarcou no país no final de 2016 com uma proposta de estilo já um pouco datada para uma marca acostumada a ousar. Com um portfólio variado, o Creta teve boa aceitação e em 2017, seu primeiro ano completo, terminou como vice-líder do segmento, atrás apenas do HR-V, da Honda.

Como ganhou retoques na versão nacional, produzida em Piracicaba, parece cedo para pensar numa reestilização em breve. O problema é que o mercado de SUVs compactos está agitado e ganhará novas versões do Renegade e do próprio HR-V num futuro não muito distante.

Ou seja, se seguir o cronograma que aplicou ao hatch HB20, lançado em 2012 e atualizado em 2015, o Creta nacional deve mudar no segundo semestre do ano que vem, isso se a concorrência não apertar.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis