Hyundai comemora quatros anos de produção do HB20
Modelo caiu no gosto do público brasileiro e atualmente é o segundo carro mais vendido no país
A Hyundai Brasil comemorou na última segunda-feira (10) o aniversário de quatro anos da produção do HB20 no país, modelo que ocupa desde setembro de 2015 a posição de segundo carro mais vendido no Brasil logo atrás do Chevrolet Onix.
Segundo a fabricante, ao longo desde outubro de 2012 até setembro de 2016 a gama HB20 registra 642.904 unidades vendidas sendo 460.435 das versões hatch, incluindo aí o HB20, HB20X e o HB20 R spec, e outras 182.469 unidades respondem pela carroceria sedã. Ao oferecer um design arrojado, bom acabamento, e motores modernos e eficientes o HB20 conseguiu se destacar no lançamento obtendo sucesso tanto junto à imprensa especializada como em relação ao público. Outros atributos, como os cinco anos de garantia quando muitos concorrentes ainda ofertavam apenas um ano de cobertura integral, foram diferenciais que ajudaram no bom posicionamento do HB20.
O sucesso da gama HB20 ajudou a Hyundai a conquistar um resultado importante em setembro. Isolando apenas as vendas de automóveis, a marca passou a segundo lugar em participação de mercado, com 12,7% de market share, logo atrás da Chevrolet com 18,3%. A conta, segundo a Fenabrave, também leva em conta os modelos importados da Hyundai. Na soma de automóveis e comerciais leves a Hyundai também não está mal e ocupa o terceiro lugar, com participação de 10,9%.
A primeira atualização do HB20 foi lançada em setembro de 2015, com a melhora no nível de equipamentos e a oferta de central multimídia a partir das versões intermediárias. Outra novidade importante ficou por conta da transmissão, que passou a contar com 6 marchas tanto para o câmbio manual quanto automático. O hatch e o sedã também ganharam uma nova opção 1.0 turbo de 105 cv e 15 kgfm de torque.
Até o momento a linha HB20 já recebeu cinco série especiais, um movimento da marca para manter o modelo sempre em destaque no mercado. A primeira delas foi o HB20 Edição Copa do Mundo FIFA, que registrou a venda de 9.127 unidades para um volume inicial previsto em 8.000 unidades. Logo depois vieram as séries HB20 For You, HB20 Spicy, HB20 Impress e, desde julho deste ano, a série especial HB20 Ocean que conta com câmera de ré incorporada à central multimídia e é limitada a 6.000 unidades.
Aproveitando a boa fase no mercado, a Hyundai já confirmou um lançamento importante para o Brasil, no caso o Creta, que marcará a entrada da Hyundai no segmento de SUVs compactos. O modelo será exposto no Salão de São Paulo, em novembro, e o início das vendas está programado para os primeiros meses de 2017.