Hyundai celebra 2 milhões de carros vendidos na América do Sul
Fabricante coreana atua na região desde 1976. Os maiores mercados são Brasil e Chile
O desembarque de 800 carros da Hyundai no Chile nesta semana completou uma interessante conta no quadro de exportações da fabricante sul-coreana no continente. A empresa alcançou a marca de 2 milhões de veículos enviados a América do Sul, região em que está presente desde 1976, quando cinco unidades do antigo compacto Pony aportaram no Equador.
Desde então a montadora asiática, a maior da Coreia do Sul, vem expandindo seus negócios na região e atualmente está presente em praticamente todos os países sul-americanos (estão fora da lista apenas Suriname, Guiana e Guiana Francesa).
Segundo informações da fabricante divulgadas pela agência coreana Yonhap, metade desse volume de automóveis foi exportada entre 2006 e este ano, o que demonstra “a evolução na qualidade da competitividade e esforços na área de marketing”, nas palavras na companhia. Ainda de acordo com a fonte, a expectativa da empresa, que oferece 17 modelos em 41 países, é vender 250.000 veículos na América do Sul até o final de 2011.
O maior ponto de atuação da Hyundai na região é o Brasil, onde desde 1999 emplacou mais de 330.000 veículos por meio do grupo CAOA. Outras praças de destaque da montadora no continente são Chile, Colômbia, Equador e Peru, países onde empresa detém de 10% a 15% de participação nos respectivos mercado de automóveis.
Fábrica no Brasil
O processo de expansão da Hyundai na América do Sul contempla ainda a construção de uma fábrica no Brasil com capacidade de produção de 150.000 carros por ano. As obras da planta já começaram em Piracicaba (SP) e devem ser concluídas até o final de 2012.
A unidade será responsável pela fabricação de um novo carro compacto, conhecido até então como “projeto HB”. Será um veículo de apelo popular para concorrer com modelos tradicionais do gênero no país, como Volkswagen Gol e Fiat Palio. Seu lançamento deve ocorrer somente no início de 2013.