Hyundai apresenta o novo Tucson
Agora o crossover é chamado na Coreia do Sul de Tucson ix. No Brasil, modelo se chamará ix35 como na Europa e não toma o lugar do atual modelo
O que era simples agora ficou complicado. A Hyundai mostrou nesta semana a esperada nova geração do Tucson, o crossover que é um best-seller em vendas no mundo, inclusive aqui. Mas optou por mudar seu nome dependendo do mercado, além de manter a geração atual em linha no Brasil.
A estratégia causará confusão na cabeça dos consumidores que não saberão exatamente qual modelo é qual. Na Coreia do Sul, por exemplo, ele se chamará Tucson ix – a sigla ix está associada aos novos fora-de-estrada da marca. Já na Europa, ele terá o nome ix35 para casar com a família de utilitários que inclui o ix55, mais conhecido por nós como o Veracruz.
No Brasil, essa nova geração, de linhas modernas e ousadas, chegará em 2010 com o mesmo nome da Europa. Isso porque a montadora decidiu transferir para cá a linha de montagem da atual geração. Ainda este ano, o Tucson passará a ser nacional, fabricado em Anápolis, GO, enquanto o ix35 será importado e ficará numa faixa de preço superior.
Tucson ix ou ix35 à parte, o modelo, além do belo design, traz na bagagem novos motores 2.0 litros com 168 cv(gasolina) e 186 cv (diesel), sem falar no câmbio automático de seis marchas.
O crossover estará no Salão de Frankfurt dentro de algumas semanas e será mostrado aos norte-americanos em novembro no Salão de Los Angeles.