Hyundai apresenta o Alcazar, o Creta para até 7 ocupantes
Novo SUV foi revelado na Índia, onde deve estrear até o final do ano. Modelo será vendido em versões de seis e sete lugares graças à generosa distância entreeixos de 2,76 m
A Hyundai revelou nesta quinta-feira, 8, na Índia o Alcazar, SUV compacto para até ocupantes baseado no Creta. O modelo, que estreará no país até o final do ano, é uma aposta da marca sul-coreana para oferecer mais espaço para clientes que não podem bancar um utilitário esportivo médio.
Para acomodar a terceira fileira de bancos, a Hyundai ampliou a distância entreeixos do Creta de forma agressiva, acrescentando 15 cm, o que fez o Alcazar chegar a impressionantes 2,76 m. Para se ter uma ideia, é quase a distância entreeixos do Tiguan Allspace (2,79 m), que também leva 7 pessoas, mas é um carro bem maior.
A sacada da montadora foi incluir também uma versão “executiva” do SUV, com configuração de seis assentos individuais. É claro que não se deve esperar muito espaço para as pernas na terceira fileira a despeito do aumento de altura perceptível.
Como já revelado, o Alcazar usará o motor Nu 2.0 com 157 cv na variante indiana, além de uma opção a diesel 1.5 litro com 113 cv. Ambos podem ser equipados com transmissão manual ou automática com seis velocidades. A Hyundai garante que o SUV de 7 lugares pode ir de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, mas não divulgou os dados oficiais.
Visual do Alcazar melhor que o do Creta
Até o momento, a montadora só divulgou duas imagens oficiais do Alcazar, sem mostrar a traseira, que terá uma tampa diferente do Creta indiano, como revelado num desenho pela marca. O interior, por sua vez, será praticamente idêntico ao irmão de 5 lugares.
A parte frontal do Alcazar é quase a mesma do Creta reestilizado, mas apresenta um friso diferente, que corta os estranhos faróis, também levemente alterados. A grade tem um desenho exclusivo enquanto o parachoque traz molduras próprias.
A lateral explica a sacada para levar mais dois passageiros: o teto segue reto até o final, adicionando uma nova janela lateral. O resultado deixou o Alcazar mais elegante e equilibrado que o Creta, reforçado pela tampa mais bem resolvida do porta-malas.
Ainda assim o Alcazar e o Creta seguem não horando o estilo provocativo e ousado da Hyundai, visto em outros modelos. É como se tratassem de carros não reconhecidos pela marca globalmente, assim como o nosso HB20.
No comunicado divulgado nesta quinta-feira, a Hyundai não entrou em muitos detalhes práticos, apenas ressaltou a qualidade do projeto e do esforço de engenharia local. No entanto, a marca confirmou que o Alcazar terá um pacote de equipamentos interessantes com com central multimídia de 10,25 polegadas, carregamento de celular sem fio, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital e seletor de modos de direção, entre outros.
Hyundai Alcazar no Brasil?
Pelo fato de o Alcazar utilizar grande número de componentes do Creta, sua produção em Piracicaba não seria um grande desafio para a Hyundai. Seria uma forma de competir num segmento onde há poucos concorrentes com preço baixo, por exemplo. A Jeep, por exemplo, lançará o suposto Commander, o Compass de 7 lugares, num patamar muito mais elevado, sem dúvida.
Outras iniciativas locais com 7 lugares têm pouco apelo como a minivan Spin, da Chevrolet. Antes disso, no entanto, a Hyundai brasileira precisa acertar a mão com a renovação do Creta, que será lançado este ano com um facelift derivado do indiano. Aí quem sabe será hora de pensar no Alcazar brasileiro.
Atualização (08/04/2021 às 10h14): procurada pelo AUTOO, a Hyundai Motor Brasil informou que não há planos para a comercialização do SUV em nosso país